Programação Digital
“Adivinha o que é”, musical inspirado no disco homônimo do MPB4, no Teatro do CIEE, em Porto Alegre
Música Popular Brasileira, a nossa MPB, para crianças de todas as idades – é essa a proposta de “Adivinha o que é”, um musical inspirado no disco homônimo do MPB4 que chega aos palcos da capital gaúcha, nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro do CIEE. As apresentações ocorrem às 16h e os ingressos com valores entre R$ 20,00 e R$ 60,00
“Adivinha o que é” : musical inspirado no disco homônimo do MPB4
A partir das músicas do álbum lançado em 1981, a autora e diretora Juliana Barros desenvolveu uma dramaturgia que conta também com as músicas cantadas ao vivo pelo elenco, formado por Jhonatan Gomes, Kiti Santos, Leonardo Koslowski, Letícia Kleemann e Madalena Rasslan. O musical apresenta a história da princesa RosaBranca, que, às vésperas do seu aniversário, tem um pesadelo onde ela se transforma em um botão. Assustada, ela decide que nunca mais vai dormir, deixando todo o reino preocupado, sem dias e sem noites. Para restabelecer o sono da menina, o trio de cantadores mágicos leva a princesa para uma jornada de aventuras através da Floresta Mágica do Tempo.
O resgate cultural da música popular brasileira para crianças foi a primeira inspiração para a montagem de Adivinha o que é. O famoso disco homônimo do grupo MPB4 (gravado em 1981, com músicas assinadas pelo compositor Renato Rocha, algumas em parceria com Geraldo Azevedo, Geraldo Amaral e Ronaldo Tapajós) é uma das obras produzidas para crianças com maior reconhecimento da nossa história. Há nele, músicas memoráveis, como “A Lua” e “O verbo flor” (que estão no espetáculo), entre tantas outras, que, “infelizmente, as crianças do nosso tempo, na sua grande maioria, não conhecem. Portanto, resgatar uma obra tão importante, com canções sonoras e poéticas, estabelecendo uma conexão com a produção cultural brasileira, é o “marco zero” deste projeto. Esta foi a nossa primeira motivação e, também, se tornou o fio condutor do próprio espetáculo, sendo incorporada e servindo de inspiração à própria dramaturgia criada”, afirma Juliana.
Através da música, e sobretudo da apresentação das canções de Adivinha o que é, que apresenta e/ou reapresenta a MPB – chamada Música Popular Brasileira para crianças, reafirmamos a cultura brasileira como valor, beleza e identidade cultural inspirados pela admiração de grandes cantores e compositores deste gênero.
Juliana Barros, conhecida da cena cultural local como atriz, estreou na direção em 2022, com o espetáculo Terapia de Casal, uma Comédia em Crise, e para esta segunda direção, vem acompanhada de um time de renomados artistas da cena da capital. Adivinha o que é traz, ao lado de Juliana na direção geral, a tríplice Álvaro RosaCosta, Simone Rasslan e Kiti Santos na direção musical e a premiada coreógrafa Carlota Albuquerque na direção de movimentos. O espetáculo conta ainda com Carol Zimmer na iluminação, Diego Steffani na direção de arte e Letícia Vieira na produção.
Fonte : Bruna Paulin / Assessoria de Imprensa Flor em Flor