Banda Frau realiza show de lançamento do EP ‘FDP’ no Bar Ocidente em Porto Alegre
. Sortimento Programação Digital . Show em Porto Alegre . A banda Frau formada por Joana Berwanger (vocalista), Matheus Leal (guitarrista), Jenny Vieira (baixista) e Hélio Cordeiro (baterista), realiza show de lançamento do EP “FDP” – Frau Desde o Princípio, no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, no Bar Ocidente (João Telles esquina Osvaldo Aranha), em Porto Alegre /RS. O show principal terá abertura de Claudio Heinz & The Aliens, os ingressos estão disponíveis no Sympla.
EP “FDP” – Frau Desde o Princípio
Lançado no dia 30 de setembro de 2025 em todas as plataformas de streaming, o EP “FDP” tem 5 faixas inéditas: FDP, Pele de Rato, Chá de Merda, Papa e Dona Máxima.
Para um projeto que surgiu mais pelo acaso do que pela intenção, a FRAU acumulou ao longo de dois anos uma bagagem mais experiente e sólida, sem nunca ter abandonado a despretensão e a dedicação em fazer música pela diversão – que definiram a originalidade da banda. É isso que Joana Berwanger (vocalista), Matheus Leal (guitarrista), Jenny Vieira (baixista) e Hélio Cordeiro (baterista) sintetizam no EP de estreia.
Transformar essas músicas que fazem parte do repertório dos shows em gravações de estúdio e disponibilizá-las ao público só foi possível graças ao financiamento coletivo realizado pela banda. Com o apoio de 25 pessoas, o trabalho saiu do papel e tornou-se realidade.
Produzido no Estúdio K30, sob supervisão do técnico de som Luciano Vargas, o material foi pensado para representar com a maior fidelidade possível as músicas da maneira como são tocadas ao vivo. Por isso, não espere arranjos e solos estranhos, instrumentos adicionais ou excesso de efeitos. Como um bom compilado de punk rock, o EP propõe-se a ser cru e autêntico, mas gravado e produzido com qualidade.

Músicas do EP “FDP” – Frau Desde o Princípio
FDP. A faixa-título FDP é a sigla para Frau Desde o Princípio, e não o palavrão que você estava pensando. É um manifesto, que caminha sobre a motivação e o improvável. O princípio é uma inconstância determinada pelo agora. Nem antes e nem depois. “FDP” se tornou a alcunha de tratamento entre a banda e o público.
PELE DE RATO. Criar expectativas sobre as pessoas pode ser um claro tiro no pé, ainda mais quando você já tem a consciência de que a decepção pode bater à sua porta. PELE DE RATO critica quem gosta de falar dos outros mas, na hora do vamos ver, não tem coragem para assumir suas próprias palavras.
CHÁ DE MERDA. Nenhuma música da FRAU nasceu mais pronta que CHÁ DE MERDA. Talvez tenha sido uma experiência mediúnica, pois quando Matheus pegou o violão, melodia e letra saíram de uma única vez. É deboche e sarcasmo puro de um tipo bem conhecido, que é difícil alguém ouvir e dizer que não identifica alguém assim.
PAPA. Por mais que grande parte dos brasileiros não vivam dedicados ao catolicismo, a construção do Brasil como um país teve como base as morais e leis da instituição. PAPA é um grito contra a doutrinação e a imposição de costumes conservadores, mostrando que o inferno é aqui e agora.
DONA MÁXIMA. Se a FRAU não era pra ter sido uma banda um dia, DONA MÁXIMA não era pra ter sido uma música oficial. Matheus apresentou no intervalo de um ensaio, uma ‘bobeira’ que havia feito para sua gata e o resto da banda se convenceu mais do que ele de que poderia ser uma música. O público também comprou a ideia e se tornou impossível ignorar o carisma desse ‘ska fofinho’.
Ouça o EP “FDP” – Frau Desde o Princípio
FICHA TÉCNICA
- Faixas: 1. FDP / 2. Pele de Rato / 3. Chá de Merda / 4. Papa / 5. Dona Máxima
- Músicas: Matheus Leal
- Letras: Matheus Leal (faixas 1,3 e 5) e Joana Berwanger (faixas 2 e 4)
- Execução, arranjos e produção: Frau
- Arte da capa: Matheus Leal
- Produção fonográfica: Helio Cordeiro (Rocha Dura Produções)
- Gravado, mixado e masterizado entre junho e agosto de 2025 por Luciano Vargas no Estúdio K30 em Porto Alegre/RS – Brasil
Fonte : Rocha Dura Produções