Espetáculo ‘A Partilha’ de Miguel Falabella com sessões no Grande Teatro do Sesc Palladium em Belo Horizonte

Espetáculo 'A Partilha' no Teatro do Sesc Palladium em Belo Horizonte - programacaodigital.com Espetáculo 'A Partilha' no Teatro do Sesc Palladium em Belo Horizonte - programacaodigital.com

Espetáculo ‘A Partilha’ de Miguel Falabella com sessões no Teatro do Sesc Palladium em Belo Horizonte

. Sortimento Programação Digital . Teatro em Belo Horizonte . Espetáculo ‘A Partilha’ de Miguel Falabella volta em cartaz após 34 anos da sua estreia com elenco de protagonistas negras e sessões nos dias 25 e 26 de outubro de 2025 ( sábado, às 20h30 e domingo, às 18h30 ), no Grande Teatro do Sesc Palladium ( Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro ), em Belo Horizonte / MG. Ingressos a venda no Sympla e na bilheteria do teatro a partir de R$ 50,00

Após a sessão do domingo, dia 26, acontecerá o Workshop “Quatro Mulheres em Cena: O que “A Partilha” nos Revela”, com a participação do elenco. O encontro será norteado pelos temas: “Família, afetos e conflitos: paralelos entre a peça e a vida real;” “Bastidores de um clássico: como foi preparar essa nova versão de A Partilha”; “Representatividade e protagonismo negro nos palcos brasileiros”; e “O teatro como instrumento de diálogo e transformação social”. O Workshop gratuito está programado para ter início às 20h30.

Espetáculo ‘A Partilha’

“A Partilha”, grande sucesso do ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella, que o consagrou na dramaturgia mundial, ganha remontagem, após 34 anos da sua estreia. Com um texto atemporal e envolvente, que chegou a ser adaptada para o cinema pelo diretor Daniel Filho, em 2001, o espetáculo se tornou um clássico dos palcos brasileiros ao levar mais de um milhão de pessoas aos teatros, e ganhou os palcos de 27 países. Agora, a peça reencontra o público com nova roupagem e ganha um elenco de protagonistas negras.

O espetáculo mergulha nas complexas e, muitas vezes, hilárias dinâmicas familiares. A trama se desenrola por meio de um texto envolvente e atemporal, quando estão quatro irmãs, que após o falecimento da mãe, se reencontram e discutem como dividir a herança em pleno funeral. Cada uma delas seguiu um caminho de vida completamente diferente e o momento da partilha de bens se torna um catalisador para a partilha de memórias, segredos e mágoas do passado. Em meio a discussões, revelações e muitas gargalhadas, a peça explora a força dos laços familiares e a redescoberta do afeto que as une.

Maria Lúcia (ILEA): Após abandonar um casamento convencional para viver um grande amor em Paris, retorna com uma visão de mundo mais liberal e cosmopolita, desafiando as normas e os valores da família. Regina (Adriana): Esotérica e adepta de uma filosofia “alto astral”, encara a vida de forma descontraída, contrastando diretamente com a seriedade de Selma e criando situações cômicas.

Selma (Lena): A irmã mais velha, conservadora e casada com um militar. Moradora da Tijuca, ela representa a tradição e a rigidez, o que gera constantes atritos com as irmãs de espírito mais livre.

Laura (Flavia): A caçula, uma intelectual sisuda e introspectiva, que surpreende as irmãs com suas opiniões firmes e escolhas de vida inesperadas.

Na remontagem, as personagens recebem o talento e brilhantismo das atrizes Iléa Ferraz, Adriana Lessa, Leticia Soares e Flávia dos Prazeres. Papeis interpretados, na primeira versão, por Arlete Salles, Natália do Vale, Susana Vieira e Thereza Piffer.

Entre risos e lágrimas, o reencontro força as irmãs a confrontarem o passado, reavaliarem o presente e descobrirem que, apesar das diferenças, os laços que as unem são mais fortes do que imaginavam. A peça equilibra com maestria o humor e a emoção, refletindo sobre a passagem do tempo, a identidade e a complexidade dos afetos familiares.

A nova montagem de “A Partilha” é idealizada Miguel Falabella, que assina o texto e direção, e produzida por Jô Santana. Realização da Black e Preto Produções Artísticas em parceria com a Fato Produções, e coprodução da Veia Cômica.

Fonte : Cristina Sanches – CS Comunicação e Arte