Festival de Cinema Italiano no Petra Belas Artes - programacaodigital.com

Festival de Cinema Italiano 2021 será presencial e online com exibições gratuitas

Cinema Entretenimento Programação Digital Programação OnLine

Programação Digital

Festival de Cinema Italiano 2021 será presencial e online com exibições gratuitas

O 16º Festival de Cinema Italiano, que acontece de 05 a 12 de novembro de 2021, nas salas de cinema do Petra Belas Artes vai apresentar filmes contemporâneos com trabalhos de veteranos, como Pupi Avati (“Ela Ainda Fala Comigo”) e jovens estreantes, como Stefano Sardo (“Uma Relação”). O cinema de gênero também está no festival, assim como documentários e suspenses dramáticos. Nas sessões presenciais, oito dos filmes exibidos estiveram presentes na seleção do renomado Festival de Veneza de 2021.

O formato online, acontecerá de 05 de novembro até 05 de dezembro, através do site do Festival, com uma seleção de 16 filmes inéditos e 16 clássicos, este último uma retrospectiva “As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano”. As sessões online são gratuitas.

Os 16 filmes transitam em temas e gêneros, abordando questões como relações familiares, como “Deixe-me ir”, de Stefano Mordini, protagonizado pelos astros Stefano Accorsi e Valeria Golino, até releituras de personagens clássicos, como “Todos por 1 – 1 Por Todos”, que retoma os famosos mosqueteiros de Dumas, numa versão cômica, e trazendo Pierfrancesco Favino e Margherita Buy, no elenco. Também faz parte do festival “Com todo o coração”, de Vincenzo Salemm, um dos filmes mais vistos na Itália este ano. Os longas inéditos concorrem ao Prêmio Pirelli, concedido ao filme mais visto pelo público.

O cinema de gênero também está no festival, como o apocalíptico “A terra dos filhos”, dirigido por Claudio Cupellini, a partir da famosa HQ homônima de Gian Alfonso Pacinotti, um dos principais quadrinhistas italianos; o documentário “As coisas que restam”, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso; e o suspense dramático “Ar Parado”, de Leonardo Di Costanzo, protagonizado por Toni Servillo, Silvio Orlando.


Retrospectiva exclusivamente online

“As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano” permitirá ao público de todo o país (re)visitar filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni. O destaque da seleção deste segmento são obras de mestres como Federico Fellini (“Os Palhaços”), Sergio Leone (“Era uma vez na América”), Dario Argento (“O Pássaro das Plumas de Cristal), Lina Wertmüller (“Mimi, O Metalúrgico” e “Amor e Anarquia”), e Damiano Damiani (“Advertência”).


Confira a programação do Festival de Cinema Italiano:

5 de novembro

15h45 – CON TUTTO IL CUORE (Com todo meu Coração), de Vincenzo Salemm, 2021, Itália, 90 min., comédia (Mostra Contemporânea)

Direção: Vincenzo Salemme
Elenco: Vincenzo Salemme, Serena Autieri, Cristina Donadio, Maurizio Casagrande, Antonio Guerriero, Sergio D’Auria, Andrea Di Maria, Vincenzo Borrino, Gennaro Guazzo, Ciro Capano, Rodolfo Corsato, Marcello Romolo
País: Itália
Ano: 2021
Duração: 90′
Gênero: Comédia

Sinopse: Com todo meu coração conta a história de Ottavio Camaldoli (Vincenzo Salemme), professor de latim e grego. Uma boa pessoa. Honesto e cavalheiro, resumindo “um tolo”, essa é a consideração que as pessoas ao seu redor têm por ele. Mas o que aconteceria se esse homem indefeso, vítima de pequenos abusos diários, na vida social, no trabalho e até na família, fosse transplantado o coração de outro? Especialmente se esse outro, o doador, tivesse sido um criminoso brutal com o apelido sinistro de “‘O Barbiere”? Ottavio Camaldoli, depois de ter herdado seu coração, se tornaria automaticamente um criminoso? A ciência nos diz que essas são apenas crenças tolas e antigas. Mas e se Donna Carmela (Cristina Donadio), a implacável mãe do barbeiro, estivesse convencida de que seu filho ainda está vivo graças ao coração que agora bate no peito do professor? Enfim, será que nosso protagonista, após o transplante, será Antonio Carannante conhecido como “‘O Barbiere” ou Ottavio Camaldoli, um ainda permanecerá o singelo professor graduado?


20h30 – LOVELY BOY (Lovely Boy), de Francesco Lettieri, 2021, Itália, 105 min., drama

LOVELY BOY

Direção: Francesco Lettieri

Elenco: Andrea Carpenzano, Daniele Del Plavignano, Ludovica Martino, Enrico Borello, Riccardo De Filippis, Pierluigi Pasino, Martino Perdisa, Federica Rosellini, Gennaro Basile, Davide Valle, Valerio Desirò, Rosella Tancredi

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 105′
Gênero: Drama

Sinopse: Nic (Andrea Carpenzano), também conhecido como Lovely Boy, é uma estrela em ascensão do cenário musical romano. Com tatuagens e puro talento, Nic junto com seu amigo Borneo (Enrico Borello), forma a dupla XXG destinada ao sucesso. Sugado por uma espiral de autodestruição, Nic se perde e é arrastado pelos acontecimentos, que o levarão a um ponto de ruptura: ele só conseguirá lidar consigo mesmo longe de todo aquele barulho. Nas montanhas Dolomitas, num centro de reabilitação que acolhe pessoas que como ele caíram no abismo das drogas, ele se esforçará para compartilhar a grande solidão que sempre carregou dentro de si.


6 de novembro

15h45 – BLACKOUT LOVE, de Francesca Marino, 2021, Itália, 95 min., drama/comédia

Direção: Francesca Marino

Elenco: Anna Foglietta, Alessandro Tedeschi, Anna Bonaiuto, Barbara Chichiarelli, Alessio Praticò, Giancarlo Commare

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 95′

Gênero: Drama / Comédia

Sinopse: Valeria (Anna Foglietta ) tem sua vida completamente planejada. Ela passa por homens um após o outro, sem nunca olhar para trás. Ela treina um time feminino de vôlei e seu treino vai muito além das regras do jogo, ensinando suas meninas a serem independentes e evitar a dor ao lidar com o amor. O único homem por quem ela baixou a guarda foi seu ex-namorado Marco (Alessandro Tedeschi), que a deixou há cerca de um ano, partindo seu coração. Quando, após um acidente muito incomum, ele volta repentinamente para sua vida, Valeria decide que chegou a hora de se vingar dele. Mas não será tão fácil quanto ela pensa.

Uma comédia divertida e mordaz, onde as certezas dão lugar aos sentimentos. Porque abandonar o amor às vezes significa crescer.


20h30 – UNA RELAZIONE (Uma Relação), de Stefano Sardo, 2021, Itália/França, 105 min., drama/comédia

Direção: Stefano Sardo

Elenco: Guido Caprino, Elena Radonicich, Federica Victoria Caiozzo aka Thony, Libero De Rienzo, Alessandro Giallocosta, Isabella Aldovini, Francesca Chillemi, Enrica Bonaccorti,

País: Itália/Francia

Ano: 2021

Duração: 105′

Gênero: Drama / Comédia

Sinopse: Tommaso (Guido Caprino) e Alice (Elena Radonicich) são um casal há quinze anos – solteiros e sem filhos, ele um músico, ela uma atriz, ambos sem sucesso. Eles moram em Roma, onde compraram uma casa graças a uma hipoteca que foi o único compromisso de responsabilidade que fizeram juntos. Quando convidam para um jantar seus amigos para comunicar um importante anúncio, seus amigos pensam que finalmente é o casamento. Em vez disso, Tommaso e Alice comunicam que decidiram romper, mas querem que seja aos poucos, permanecendo amigos de uma forma natural. Uma ambição legítima, mas ingênua, que acaba colidindo com o princípio da realidade: as histórias terminam porque as pessoas mudam. E nenhuma mudança é, nem pode ser indolor.


7 de novembro

15h45 – EZIO BOSSO – LE COSE CHE RESTANO (As Coisas que Restam), de Giorgio Verdelli, 2021, Itália, 104 min., documentário

Direção: Giorgio Verdelli
País: Itália
Ano: 2021
Duração: 104′
Gênero: Documentário

Sinopse: Ezio Bosso – As coisas que restam, é a história de uma grande história humana. Na carreira do músico Ezio Bosso, que foi a mais atípica que se pode imaginar, tanto na vida pessoal como profissional, sempre existiu o amor pela arte vivida como disciplina e razão de viver. No filme, a história é confiada ao próprio Bosso, que se revela e nos deixa entrar no seu mundo e no seu imaginário, como num diário. A narração é em camadas, em uma referência cruzada contínua entre imagem e som. Suas palavras se alternam com sua segunda voz, a música. Os depoimentos de amigos, familiares e colaboradores como Gabriele Salvatores, Silvio Orlando e Paolo Fresu, ajudam a traçar um mosaico preciso de sua figura. A música inédita The Things That Remain é uma última mensagem de Bosso para todos, pois como ele mesmo declarou: “cada um contará sua própria história e só posso sugerir a minha”. Portador de uma poderosa mensagem motivacional em sua vida e em sua música, Ezio Bosso foi e sempre será uma fonte de inspiração para quem se aproxima dele, “uma presença, não uma memória”.


20h30 – I NOSTRI FANTASMI (Os Nossos Fantasmas), de Alessandro Capitani, 2021, Itália, 105 min., comédia

Direção: Alessandro Capitani

Elenco: Michele Riondino, Hadas Yaron, Alessandro Haber, Paolo Pierobon, Orlando Forte

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 105′

Gênero: Comédia

Sinopse: Valerio (Michele Riondino) e seu filho de seis anos, Carlo (Orlando Forte), moram no sótão da casa de onde foram despejados. Sempre que chegam novos inquilinos, eles os aterrorizam encenando a presença de fantasmas, na esperança de voltarem a morar no apartamento abaixo. Para Carlo, é um jogo que o protege de uma vida miserável e de uma mãe ausente. E funciona por um tempo, até que Myriam (Hadas Yaron) chega fugindo com a pequena Emma de um marido violento. Mas ela não tem medo de fantasmas.


8 de novembro

15h45 – WELCOME VENICE (Bem-Vindo à Veneza), de Andrea Segre, 2021, Itália, 100 min., drama

Direção: Andrea Segre

Elenco: Paolo Pierobon, Andrea Pennacchi, Roberto Citran, Ottavia Piccolo, Giuliana Musso, Sandra Toffolatti, Sara Lazzaro, Anna Bellato, Stefano Scandaletti, Mariano Amadio

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 100′
Gênero: Drama

Sinopse: Pietro e Alvise são os dois herdeiros de uma família de pescadores de Giudecca, a ilha mais popular de Veneza. Eles colidem com a transformação incontrolável que está mudando a vida e a identidade de Veneza e seu povo: o impacto cada vez mais profundo do turismo global mudou a própria relação entre a cidade e os cidadãos, entre o lar e a vida, e a pandemia evidenciou ainda mais essa crise. Pietro, apesar do cansaço e da solidão, gostaria de continuar pescando “moeche”, os caranguejos típicos da lagoa; Alvise, por outro lado, vê a casa em Giudecca como a ferramenta ideal para recomeçar a tentar integrar a elite do poder imobiliário que governa a cidade. Seu confronto envolve toda a família em uma história única de como nosso mundo está mudando.


20h30 – LASCIAMI ANDARE (Deixe-me Ir), de Stefano Mordini, 2020, Itália, 98 min., drama

Direção: Stefano Mordini

Elenco: Stefano Accorsi, Valeria Golino, Serena Rossi, Maya Sansa, Lino Musella, Ludovico Benedetti, Elio De Capitani, Antonia Truppo

País: Itália

Ano: 2020

Duração: 98′

Gênero: Drama

Sinopse: Marco (Stefano Accorsi) e Anita (Serena Rossi) descobrem que estão esperando um filho. Finalmente um raio de luz na vida de Marco, machucado pela dor da morte de Leo, seu primogênito com sua primeira esposa Clara (Maya Sansa).

De repente, surge na vida de Marco e de sua ex-mulher, Perla (Valeria Golino), a nova dona da casa onde o casal morava até o trágico acidente. A mulher misteriosa afirma ouvir, constantemente, uma presença estranha e a voz de uma criança que atormenta ela e seu filho. Marco se encontra dividido entre os laços do passado e um futuro a ser escrito.


9 de novembro

15h45 – I NOSTRI FANTASMI (Os Nossos Fantasmas), de Alessandro Capitani, 2021, Itália, 105 min., comédia

Direção: Alessandro Capitani

Elenco: Michele Riondino, Hadas Yaron, Alessandro Haber, Paolo Pierobon, Orlando Forte

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 105′

Gênero: Comédia

Sinopse: Valerio (Michele Riondino) e seu filho de seis anos, Carlo (Orlando Forte), moram no sótão da casa de onde foram despejados. Sempre que chegam novos inquilinos, eles os aterrorizam encenando a presença de fantasmas, na esperança de voltarem a morar no apartamento abaixo. Para Carlo, é um jogo que o protege de uma vida miserável e de uma mãe ausente. E funciona por um tempo, até que Myriam (Hadas Yaron) chega fugindo com a pequena Emma de um marido violento. Mas ela não tem medo de fantasmas.


11 de novembro

15h45 – UNA RELAZIONE (Uma Relação), de Stefano Sardo, 2021, Itália/França, 105 min., drama/comédia

Direção: Stefano Sardo

Elenco: Guido Caprino, Elena Radonicich, Federica Victoria Caiozzo aka Thony, Libero De Rienzo, Alessandro Giallocosta, Isabella Aldovini, Francesca Chillemi, Enrica Bonaccorti,

País: Itália/Francia

Ano: 2021

Duração: 105′

Gênero: Drama / Comédia

Sinopse: Tommaso (Guido Caprino) e Alice (Elena Radonicich) são um casal há quinze anos – solteiros e sem filhos, ele um músico, ela uma atriz, ambos sem sucesso. Eles moram em Roma, onde compraram uma casa graças a uma hipoteca que foi o único compromisso de responsabilidade que fizeram juntos. Quando convidam para um jantar seus amigos para comunicar um importante anúncio, seus amigos pensam que finalmente é o casamento. Em vez disso, Tommaso e Alice comunicam que decidiram romper, mas querem que seja aos poucos, permanecendo amigos de uma forma natural. Uma ambição legítima, mas ingênua, que acaba colidindo com o princípio da realidade: as histórias terminam porque as pessoas mudam. E nenhuma mudança é, nem pode ser indolor.


20h30 – LA TERRA DEI FIGLI (A Terra dos Filhos), de Claudio Cupellini, 2021, Itália, 120 min., drama

Direção: Claudio Cupellini

Elenco: Leon de La Vallée, Paolo Pierobon, Maria Roveran, Fabrizio Ferracane, Maurizio Donadoni, Franco Ravera, Alessandro Tedeschi, Valerio Mastandrea, Valeria Golino, Michelangelo Dalisi

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 120′

Gênero: Drama

Sinopse: O fim da civilização chegou. Não sabemos como. Um pai e seu filho, um menino de quatorze anos, estão entre os poucos sobreviventes: a existência deles, sobre palafitas à beira de um lago, é reduzida a uma luta pela sobrevivência. Não existe mais sociedade, qualquer encontro com outros homens é perigoso. Nesse mundo em regressão, o pai confia seus pensamentos a um caderno, mas essas palavras são sinais indecifráveis ??para o filho. Com a morte do pai, o menino decide embarcar em uma viagem ao desconhecido em busca de alguém que possa revelar o significado daquelas páginas misteriosas. Só assim, poderá descobrir os verdadeiros sentimentos do pai e de um passado que não conhece. Uma grande viagem física e sentimental, que fala sobre temas que cada vez mais pertencem ao sentimento comum: o futuro do mundo que deixaremos aos nossos filhos e a importância da memória.


12 de novembro

15h45 – WELCOME VENICE (Bem-Vindo à Veneza), de Andrea Segre, 2021, Itália, 100 min., drama

Direção: Andrea Segre

Elenco: Paolo Pierobon, Andrea Pennacchi, Roberto Citran, Ottavia Piccolo, Giuliana Musso, Sandra Toffolatti, Sara Lazzaro, Anna Bellato, Stefano Scandaletti, Mariano Amadio

País: Itália

Ano: 2021

Duração: 100′
Gênero: Drama

Sinopse: Pietro e Alvise são os dois herdeiros de uma família de pescadores de Giudecca, a ilha mais popular de Veneza. Eles colidem com a transformação incontrolável que está mudando a vida e a identidade de Veneza e seu povo: o impacto cada vez mais profundo do turismo global mudou a própria relação entre a cidade e os cidadãos, entre o lar e a vida, e a pandemia evidenciou ainda mais essa crise. Pietro, apesar do cansaço e da solidão, gostaria de continuar pescando “moeche”, os caranguejos típicos da lagoa; Alvise, por outro lado, vê a casa em Giudecca como a ferramenta ideal para recomeçar a tentar integrar a elite do poder imobiliário que governa a cidade. Seu confronto envolve toda a família em uma história única de como nosso mundo está mudando.


20h30 QUANTO BASTA (TEMPERO DO CHEF)

Diretor: Francesco Falaschi

Elenco: Vinicio Marchioni, Valeria Solarino, Luigi Fedele, Nicola Siri, Mirko Frezza, Benedetta Porcaroli, Gianfranco Gallo, Alessandro Haber, Lucia Batassa, Giuseppe Laudisa

País: Itália/Brasil

Ano: 2018

Duração: 92”

Gênero: Comédia

Sinopse: Arturo (Vinicio Marchioni) é um famoso chef de cozinha que após uma briga vai preso. A pena alternativa que lhe foi imposta é dar aulas de culinária em um centro para jovens autistas onde a psicóloga Anna (Valeria Solarino) trabalha. Guido (Luigi Fedele) tem síndrome de Asperger e uma grande paixão por cozinhar. A improvável amizade entre os dois ajudará Arturo a mudar de vida. Será que Arturo e Guido conseguirão superar seus respectivos limites comportamentais?