Sortimentos WebRadio : “Tim Tim” de Marcela Brandão pode ser ouvida com efeito de som surround 3D virtual

Cantora Marcela Brandao - programacaodigital.com
Cantora Marcela Brandao - programacaodigital.com
Cantora Marcela Brandão – programacaodigital.com

Programação Digital : Música

Single “Tim Tim” de Marcela Brandão pode ser ouvida com efeito de som surround 3D virtual, com fones de ouvido estéreo

O single Tim Tim, de Marcela Brandão, ganha ‘versão’ em áudio espacial pelo sistema Dolby Atmos. A faixa autoral da cantora pode ser ouvida com efeito de som surround 3D virtual, com fones de ouvido estéreo.

A mixagem de áudio com tecnologia Dolby Atmos promove uma experiência imersiva na qual o som é distribuído em 360º. Os sons chegam com nitidez multidimensional, dando ao ouvinte a sensação de estar no centro da música. O áudio espacial potencializa a percepção de toda a instrumentação; cada instrumento soa com perfeição aos ouvidos, como no cinema, quando os sons parecem vir de todo o espaço.

Tim Tim, que tem produção musical e arranjo assinados pelo pianista Bruno Piazza, foi lançado em todas as plataformas de música, em 1º de abril, pelo Selim de Música. Na letra, o coração partido, a quebra de sentimentos. Fala sobre colocar maquiagem, olhar para frente e reestruturar as emoções. Marcela usa a metáfora do palhaço na composição, que tem o sorriso pintado no rosto, muitas vezes camuflando o que realmente sente.

A compositora revela que Tim Tim foi inspirada em Valsa dos Clowns (de Chico Buarque e Edu Lobo), interpretada por Jane Duboc em O Grande Circo Místico, cuja letra diz que “o palhaço é um charlatão (…) que comove toda arquibancada com tanta agonia”. E ela afirma: “a canção nasceu em um contexto de tristeza, quando rimos para o mundo com o coração quebrado, como o palhaço da canção de Edu e Chico”.

O arranjo de Piazza segue a mesma direção. A sonoridade traz referências circenses, na qual o pop é pincelado pelo lúdico, sem cair no melancólico, valorizando a interpretação e ao timbre de Marcela. “A música é ritmada ao mesmo tempo em que evidencia emoções interiorizadas. Como na vida: precisamos nos apresentar sempre de forma positiva”, comenta a cantora.



As músicas da cantora e compositora Marcela Brandão estão na programação musical da Sortimentos WebRadio.



Marcela Brandão lança videoclipe da canção autoral “Sobre Maria” (parceria com Zé Tedesco)

“Sobre Maria”, single  fala sobre a mulher brasileira – com sua força e delicadeza, sua fé na transformação – em uma composição suingada, cheia de sonoras brasilidades e ancestralidades.

A canção nasceu durante a quarentena, segundo Marcela, “da reflexão inevitável que provoca o isolamento social, quando o medo e a vulnerabilidade são transformados em força e coragem”. A artista revela que pensou e repensou a mulher do nosso tempo, o seu papel na vida e na sociedade, agora inserida no contexto de uma pandemia.

O clipe é uma animação graciosa, criada por Ale Saraiva e Caroline Eri Hirose, na qual a personagem Maria caminha, desfila e dança interagindo com situações sugeridas pela letra. Assim como a música, o clipe é cheio de simbolismos. A personagem está inserida em um cenário lúdico carregado de belezas e barreiras a serem enfrentadas para continuar o seu bailado pelo mundo.

A composição foi inspirada na canção “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, que retrata a mulher de todos os tempos, cantando o que de bom ela representa em contraponto ao que precisa ser e fazer para se estabelecer na sociedade. “Minha composição ‘Sobre Maria’ reverencia as Marias contemporâneas, que assimilaram ensinamentos, conquistaram respeito, representatividade político-social e mais espaço na cultura e na música. Não vivem mais para suportar dificuldades ou serem submissas, mesmo que seja necessário misturar a dor com a alegria”, comenta Marcela, que completa: “parafraseando Simone de Beauvoir, ‘uma Maria não nasce Maria, torna-se Maria’, e todos os dias nos tornamos diferentes Marias”.

A letra de “Sobre Maria”

Maria é menina de peito, de punho, de sarro | De bunda que aponta pra lua | Maria acredita que hoje faz sol | Mas que amanhã vem o tempo de chuva | Maria sorria de noite, de dia | O riso que até do zóio escorria.

Mas o que Maria tem de mais mudo | É uma tristeza que vive no fundo | Maria sem nome, sem par | De onde cê vem, ô Maria? | Que sabe do céu, dos búzios da terra | Cantando afro samba, tá perto de Deus | Que fala de amores como quem sofreu | Mostrando as feridas que o mundo lhe deu.

Maria é mulher de útero em luta, de marra | De força que enverga pra dentro | Menina esperta percebe que o mato | Ainda vai engolir o cimento | Maria não acha meritocrático | Livre mercado reger a nação.



Marcela Brandão

A paulistana Marcela Brandão (30 anos) é cantora de personalidade e estilo próprio, também violonista e compositora alinhada com seu tempo. Estudou música por 10 anos no CLAM, escola do Zimbo Trio, e faz preparação vocal com Bruna Caram. A carreira profissional começou, em 2010, tocando na noite paulistana e no circuito das Fábricas de Cultura. Cinco anos depois, deu um tempo ao violão para se dedicar à vida acadêmica. Formou-se Gastronomia e Letras, além de estudar Musicoterapia. De um início de carreira afiado com a música popular brasileira mais tradicional, sua estética já envereda por sonoridades contemporâneas, onde a tradição ganha nuance pop e sons experimentais. “Música é sensibilidade, mas é preciso ir além das notas e dos versos para estabelecer um trabalho concreto que vai além do ato de compor e conhecer a trajetória da música brasileira”, diz.

Seu primeiro EP Retorno de Saturno, lançado em 2020, traz cinco composições, sendo três autorais – “Dimensões”, “Eu Não Sei Fazer Rock’n’roll” e “Filosofia de Botequim” – e duas releituras – “Baioque” (Chico Buarque), com arranjo que transita entre o baião e o rock, e “Cuitelinho” (do folclore mato-grossense adaptada por Paulo Vanzolini), que ganhou ares mais alegres.

Marcela Brandão nas redes:
Facebook: @eumarcelabrandao | Instagram: @marcelabrandaoo | Youtube /mamabrandao

Contato para shows
Sagitta Produções – (11) 99975-0680 | sagittaproducoes@ terra.com.br.