Matinal abre inscrições para oficina de escrita com Luís Augusto Fischer
Professor e fundador da revista Parêntese conduz 14 encontros online focados na história da canção popular brasileira
A Matinal está com as inscrições abertas até 13 de março de 2024 para a Oficina de escrita: ‘Escrevendo com grandes cancionistas’, ministrada pelo professor Luís Augusto Fischer, fundador e editor da revista Parêntese. Vagas limitadas.
Ao longo de 14 encontros online, de 14 de março a 13 de junho, sempre das 10h às 12h, a oficina tem o objetivo de apresentar e analisar a obra de compositores e compositoras, a partir da audição atenta de suas canções, gravações e da leitura minuciosa das letras correspondentes. Esse material será a base para a definição do tema a ser desenvolvido pelos participantes, num texto a ser lido e entregue no encontro seguinte.
Artistas como Sinhô, Catulo da Paixão Cearense, Noel Rosa, Ary Barroso, Marília Batista, Braguinha, Lupicínio Rodrigues, Cartola, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa, Dolores Duran, Tom Jobim e Vinícius de Moraes serão objetos de estudo da oficina.
A inscrição custa 1.650 reais. Apoiadores e apoiadoras da Matinal têm 200 reais de desconto, pagando 1.450 reais.
Luís Augusto Fischer
Luís Augusto Fischer é professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), onde também fez mestrado (1988) e doutorado (1998). Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI (2015). É autor de vários livros, entre os quais “Machado e Borges” (2008), “Duas formações, uma história – das Ideias fora do lugar ao Perspectivismo ameríndio”(2021) e “A ideologia modernista: a Semana de 22 e sua consagração” (2022). É crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana. Fora da academia, é fundador e editor da Parêntese, revista de fim de semana da Matinal.
A Matinal
Confira as newsletter da Matinal no Sortimento Notícias
A Matinal é uma associação sem fins lucrativos baseada na visão de que o jornalismo é um serviço público e se sustenta em quatro pilares: conteúdo aberto, transparência, diálogo e produtos dedicados à comunidade local.
Com sede na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a Matinal surgiu em 2019 da união entre a Matinal News (uma newsletter diária com as principais notícias de Porto Alegre e do RS), a revista digital Parêntese (editada pelo professor Luís Augusto Fischer e focada em entrevistas, reportagens, ensaios, resenhas e crônicas) e o site rogerlerina.com (editado pelo jornalista Roger Lerina, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e uma apurada agenda cultural de Porto Alegre e região).
Os veículos da Matinal produzem e entregam, via newsletters para assinantes, conteúdos locais exclusivos sobre desenvolvimento social e urbano, política, cultura e identidade, com contexto, equilíbrio e independência para oferecer uma abordagem crítica dos fatos.
A Matinal também conta com os colunistas Juremir Machado da Silva, Nando Gross e Nanni Rios, que assinam colunas na Matinal News, e Juremir envia, semanalmente, sua newsletter própria e exclusiva para apoiadores e apoiadoras.
Matinal é membro da AJOR, a Associação de Jornalismo Digital e acumula reconhecimentos importantes, figurando entre os veículos locais mais premiados do Rio Grande do Sul.