Novidades

Abertas as inscrições para ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo

Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre - programacaodigital.com

Programação Digital

Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre - programacaodigital.com
Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre – programacaodigital.com

Abertas as inscrições para ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo

Estão abertas as inscrições para a ocupação do Espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo ao longo de 2023. O edital destina-se a pessoas jurídicas do setor criativo de todo o Estado do RS: artistas, artesãos e artesãs, designers e outros criadores e criadoras cuja produção possa ser exibida e/ou comercializada no espaço localizado no andar térreo da Casa de Cultura Mario Quintana. Serão aceitas propostas individuais e coletivas.

Promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da AACCMQ – Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, o projeto acontece anualmente desde maio 2021, com o intuito de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos.

Nas duas últimas edições, o espaço foi ocupado por artistas e coletivos que trouxeram projetos autorais de arte urbana e arte contemporânea, iniciativas sobre plantas e ervas da cultura afro-brasileira, artesanato Mbyá-Guarani, um projeto da rede de bibliotecas comunitárias do RS, arte têxtil e muito mais. Conforme aponta Carol Biberg, coordenadora do RS Criativo, a relevância do projeto está na multiplicidade que ele proporciona. “O Espaço Vitrine tem apresentado à população gaúcha a diversidade de suas criações e inovações. Foram diferentes projetos descobertos, que não apenas fomentam a economia criativa como também oportunizam que pessoas trans, pretas e demais participantes estejam literalmente na vitrine de um dos locais mais visitados e amados de Porto Alegre”, ressalta. “Nessa edição vamos privilegiar os coletivos, impactando ainda mais os criativos do estado”, completa Biberg.

O espaço da CCMQ poderá ser utilizado para venda e comercialização de produtos, bem como para outras atividades, como mostras, oficinas, experimentos criativos variados e ateliê de trabalho aberto ao público. Serão selecionadas quatro propostas para ocupação ao longo deste ano, que receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 4 mil reais cada.

A seleção irá priorizar propostas que tenham relação com as artes, a cultura e a economia criativa; que proponham inclusão social, sustentabilidade e colaboração; que gerem diálogos com o público e atraiam a população. Também serão considerados critérios como autenticidade e representatividade; criatividade e ousadia; e projetos autorais e sustentáveis; bem como a adequação do projeto às condições do edital e à estrutura física do espaço.

O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo oferece uma área envidraçada de 30 m², com mobiliário expositivo e iluminação adequada.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até 20 de abril, conforme as disposições do edital, disponível em https://bit.ly/edital-vitrine-2023. O resultado da seleção será divulgado até 25 de abril. Para tirar dúvidas, os proponentes poderão fazer contato pelo e-mail vitrineccmq@gmail.com.