. Sortimento Programação Digital . Agenda Porto Alegre . Camila Lemos é atração do Samba do Quintana, no domingo, 06 de abril de 2025, a partir da 16h, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana ( Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico ), em Porto Alegre / RS. O evento gratuito e ao ar livre conta com as performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Franco Salvadoretti (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Em caso de chuva o evento será transferido para 13/04.
Camila Lemos
Com 16 anos de idade, Camila Lemos “traz com sua voz poderosa e presença magnética, uma performance emocionante, independente do gênero que apresenta”, afirma a curadora. Desde muito jovem, Camila vem destacando-se por sua habilidade em trazer em seu repertório influências do soul clássico com os ritmos modernos do R&B e pop, ao mesmo tempo que não nega suas raízes brasileiras, conectando-se com artistas do samba e MPB. “Com uma voz que carrega emoção e profundidade, ela traz um frescor irresistível, conectando-se com uma nova geração de ouvintes e ao mesmo tempo homenageando os grandes ícones do passado”, conta.
8º Prêmio Profissionais da Música
A edição também celebra o anúncio do projeto como um dos finalistas do 8º Prêmio Profissionais da Música, na categoria Som na Rua, concorrendo com ações de diversos estados brasileiros. O evento de premiação ocorre em junho, em Brasília.
“Estar entre os finalistas desse importante prêmio nacional só reforça o reconhecimento que a comunidade já têm demonstrado pro nosso querido samba e pra nossa Casa, com uma programação cultural muito qualificada e, ao mesmo tempo, experimental e democrática”, revela Germana Konrath, diretora da CCMQ. Evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da Casa, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, que funciona no quarto andar da instituição e tem programação disponível online.
Samba do Quintana
O projeto tem curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin. Lançado em junho de 2023, tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através de formação de público e de cena. Ao entender que a CCMQ é um espaço de fruição, mas também de formação e de experimentação artística, o Samba do Quintana se torna palco de músicos e musicistas experientes, atuantes, em colaboração com novos nomes da cena.
O sucesso se confirma a cada nova edição. Em quase dois anos de existência, o Samba mobilizou mais de 12.000 pessoas e promoveu o trabalho de 25 artistas locais, além de duas participações nacionais – incluindo a edição comemorativa aos 80 anos de Elis Regina com Laila Garin, abrindo a programação de 2025. Para Germana, o Samba do Quintana já se consolidou no calendário da Casa de Cultura e da cidade como um ponto de encontro entre diferentes públicos e gerações, que ocupam a Travessa de modo festivo, celebrando seu direito à cidade e à cultura. Além disso, ela destaca que “o Samba do Quintana corrobora com o movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura”.
“Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores”, revela a curadora do evento. “A importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população de Porto Alegre se confirma na resposta do público”, completa Bruna.
Bruna Paulin
Bruna Paulin é artista, jornalista, mestre em Comunicação e atua como pesquisadora musical há 24 anos. É criadora e diretora da mostra A Voz e a Vez Delas, voltada para as mulheres na cadeia da música, que terá sua primeira edição em 2025, assim como a Mostra Elis 80, realizada em comemoração aos 80 anos de Elis Regina pela Casa de Cultura Mario Quintana. Além de curadora do Samba do Quintana, é criadora e apresentadora do podcast A História do Disco, um dos programas de música mais ouvidos no Spotify Brasil, no ar desde 2020, ambos finalistas do 8º Prêmio Profissionais da Música, nas categorias Som na Rua e Canal de Divulgação de Música.
Fonte : Assessoria de Flor em Flor