Novidades

Brasileiro Henrique Moreira vence 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair-Fundação SM

Brasileiro Henrique Moreira vence 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children's Book Fair-Fundação SM

Brasileiro Henrique Moreira vence 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair-Fundação SM

.| Programação Digital – Brasileiro Henrique Moreira vence 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair-Fundação SM |. Resultado foi anunciado durante Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Bolonha, Itália. Premiação, no valor de 15 mil euros, também prevê a criação de livro infantil com lançamento em 2025, no mesmo evento.


O jovem ilustrador brasileiro Henrique Coser Moreira (Curitiba, Brasil, 1998) é o ganhador do 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair-Fundação SM.


A decisão foi anunciada por Elena Pasoli, diretora da Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Bolonha, e por José Manuel Cidad, presidente da Fundação SM, em evento realizado no dia 10 de abril no Caffè degli Illustratori, dentro da própria feira.

O júri da premiação contou com Philip Giordano, ilustrador italiano e vencedor da primeira edição do prêmio, Ayami Moriizumi Cometti, pesquisadora de exposições de arte, cineasta, restauradora e proprietária da Editorial Alboroto (México) e Sara Rioja, designer da Editorial SM (Espanha).

Os jurados decidiram por unanimidade conceder o prêmio a Henrique Moreira. Segundo a comissão, seu estilo é inovador, poético e refinado, com imagens tão simples que parecem icônicas, que narram com sutil ironia os pequenos eventos cotidianos. Destacam que estas imagens remetem “ao olhar de uma criança sobre o mundo microscópico dos insetos, que tem analogias com o dos adultos, uma sequência sussurrada, como uma carícia, quase uma meditação sobre aspectos da vida”.

O júri também apreciou a harmonia alcançada entre as técnicas manuais e digitais, com imagens que integram um jogo entre espaços vazios e cheios, como na melhor tradição da arte gráfica. A paleta de cores selecionada reflete o espírito minimalista do autor, que consegue transmitir muito com pouco.

O prêmio, no valor de 15.000 euros, também prevê a criação de um livro infantil ilustrado a ser publicado pela SM e apresentado na Feira do Livro Infantojuvenil de Bolonha em 2025.

Brasileiro Henrique Moreira vence 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children's Book Fair-Fundação SM
Brasileiro Henrique Moreira vence 14º Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair-Fundação SM

Henrique Coser Moreira, vencedor em 2024

Henrique nasceu na cidade de Curitiba, Brasil, em 1998. Quando criança, era muito tímido, quieto e observador. Sempre se expressou melhor através de imagens do que de palavras. Quando estava na escola, costumava passar o dia desenhando nas margens dos livros, em cadernos ou em sua mesa.

Hoje é ilustrador e designer gráfico. Tem muito interesse no mundo editorial e em explorar o uso da ilustração como um meio de comunicação.

Em 2022, Planeta Tangerina publicou seu primeiro livro, “O primeiro dia”, vencedor do IV Prêmio Internacional Serpa de Álbum Ilustrado. Em 2023, “O primeiro dia” foi selecionado para a 57ª Exposição de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, também recebendo uma Menção Especial de Ragazzi de Bolonha (BRAW) na categoria “Comics – Early Reader”.


Prêmio Internacional de Ilustração Bologna Children’s Book Fair-Fundação SM

A Feira Internacional do Livro Infantojuvenil de Bolonha, conhecida por sua dedicação especial à ilustração de livros infantis, e a Fundação SM, que tem como um de seus principais objetivos a promoção do livro infantil e da leitura, lançaram o prêmio em 2009, que busca promover o trabalho de artistas com menos de 35 anos, cujas obras foram selecionadas pela Feira de Bolonha para serem incluídas na Exposição de Ilustradores exibida durante o evento.


Sobre a Fundação SM

A Fundação SM é uma instituição educacional sem fins lucrativos que trabalha para que, através da educação e da cultura, nenhuma menina e nenhum menino sejam deixados para trás.

Concentra todas as suas iniciativas na melhoria da equidade e da qualidade da educação. Conta com mais de quarenta e cinco anos de experiência no desenvolvimento de projetos educacionais e culturais na Espanha e em países da Ibero-América.

A Fundação SM destina os benefícios derivados da atividade empresarial da SM a programas que, através da educação, procuram contribuir para um mundo mais inclusivo, justo, pacífico e sustentável.