Casa de Cultura Mario Quintana promove primeira edição do ano do Samba do Quintana no domingo, 10 de março

Programação Digital Porto Alegre - Evento Samba do Quintana na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre

Casa de Cultura Mario Quintana promove primeira edição do ano do Samba do Quintana no domingo, 10 de março

  • Programação Digital . Abertura da temporada 2024 do bacana projeto Samba do Quintana ocorre no domingo, 10 de março de 2024, das 16h às 20h, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico ), em Porto Alegre. Evento é aberto ao público e gratuito. Em caso de chuva o evento é transferido para 17 de março.

Samba do Quintana 2024 

A primeira apresentação do ano contará com as participações de Andréa Cavalheiro e da banda residente formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Julia Gregório (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan).

O Projeto tem como objetivo promover a cena do gênero e conta com curadoria e programação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin.


Samba do Quintana

Lançado em junho de 2023, tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através de formação de público e de cena. Evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação 24 horas por dia.

O sucesso das edições de 2023, que mobilizou mais de 4.000 pessoas e promoveu o trabalho de 19 artistas locais e uma participação nacional, confirma o interesse no estilo pelos porto-alegrenses. “Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores”, revela a curadora do evento. “A importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população de Porto Alegre se confirma na resposta do público”, completa. Para Germana Konrath, diretora da CCMQ, o Samba do Quintana já se consolidou no calendário da Casa de Cultura e da cidade como um ponto de encontro entre diferentes públicos, gerações, gêneros e raças, que ocupam a travessa de modo festivo, celebrando seu direito à cidade e à cultura em uma programação de alta qualidade. “O Samba do Quintana corrobora com este movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura. Para este ano, prevemos ampliar nossas atrações, buscando maior diálogo com músicos do cenário nacional”, afirma.