Festival Internacional de Cinema da Fronteira divulga programação

Programação Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Programação Festival Internacional de Cinema da Fronteira

. Programação Digital . Festival de Cinema . Programação do Festival Internacional de Cinema da Fronteira que acontece no Rio Grande do Sul (Bagé e Livramento) e em Rivera, no Uruguai, de 23 a 30 de abril de 2025

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira chega a sua 16ª edição, recheado de atrações nas cidades de Bagé (RS), de 23 a 27 de abril, e Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), nos dias 29 e 30.

A programação é 100% gratuita e reúne mostras competitivas com filmes inéditos, homenagens, shows e atividades de formação. Paralelamente ao festival, será realizado o quarto Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área com projetos em fase de desenvolvimento e finalização.

A programação do festival começa na quarta, dia 23 de abril, às 8h30min, na Casa de Cultura Pedro Wayne com a Abertura Oficial e Coletiva de Imprensa, seguida de apresentações artísticas com a prendinha Sarah Vitória e Flamenco com Daniele Zill. Às 9h30min, o Cine 7 exibe o curta “A Um Gole da Eternidade” (Brasil/RS), de Paulo Ricardo de Moraes e Camila de Moraes, seguido do longa “Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” (Brasil/RJ), de Joel Zito Araújo. A programação segue no Palacete Pedro Osório, às 11h, com apresentações coletivas dos projetos do Sur Frontera WiP LAB.

A tarde inicia às 14h30min, no Cine 7 com o curta “Herminda” (Colômbia), de Ernesto Lozano Redondo e o longa “El Turbio” (Argentina), de Alejandro Encinas. O Palacete recebe às 15h30 apresentação artística de flauta e teclado do Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé (IMBA). No mesmo local, às 18h, é a vez da aula magistral A Decupagem de minha Vida, com Giba Assis Brasil. O primeiro dia termina às 20h, com a confraternização de abertura e lançamento do livro “Dicionário de Filmes Gaúchos”, organizado por Glênio Póvoas, e apresentações artísticas do Grupo The Best e Projeto Samba e Choro, com Orquestra Rubens Veiga.

A quinta-feira (24/04), começa para o público 9h30min no Cine 7 com o curta “Emerenciana” (Brasil/PR), de Larissa Nepomuceno, seguido do longa “Tijolo por tijolo” (Brasil/PE), de Victória Álvares e Quentin Delaroche. O evento segue para o Palacete, às 14h, com o workshop Formação Regional sobre a Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura, com Mariana Martinez, coordenadora do escritório estadual do MinC no RS. Às 14h30min, o Cine 7 exibe os curtas “Lolo” (México), de Ana Gutiérrez Salgado, e “Mañana será otro día” (Guatemala), de Esteban Olivero Reynoso, e o longa “O Maior Espetáculo da Pampa” (Brasil/RS), de Tyrell Spencer.

Às 16h, o Palacete Pedro Osório recebe o lançamento do Edital PNAB Cultura Viva Bagé, seguido da masterclass Estratégias de Festivais e Vendas Internacionais com Candela Figueira e Rosalia Ortiz (Punctum Sales/Argentina), às 16h30min. Às 18h é a vez da masterclass Cinema Com Propósito: A Visão da Mubi com Ricardo Pacheco, diretor de distribuição para América Latina da MUBI, seguido de confraternização Conexiones Sur Frontera, às 19h. A quinta encerra com a projeção do curta “3 Minutos”, de Ana Luiza Azevedo, e do clássico “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.

Na sexta (25/04), a programação inicia às 9h30min no Cine 7 com os curtas “Pequenos Traficantes Brancos” (Brasil/RJ), de José Bial, e “Você” (Brasil/RJ), de Elisa Bessa, e o longa “Por tu bien” (Argentina), de Axel Monsú. Às 14h, Vila de Santa Thereza recebe sessão acessível de “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo. Já o Cine 7, às 14h30min exibe o curta “Maputo” (Brasil/SP), de Lucas Abrahão e o longa “Bicho Monstro” (Brasil/RS), de Germano de Oliveira.

Às 18h, na Galeria Edmundo do Palacete, a Fundação Ecarta 20 anos apresenta a inauguração da Exposição Marco Zero. Às 19h, acontece o Encontro com Ana Luiza Azevedo, mediado por Carla Esmeralda, seguida da premiação do IV Sur Frontera WIP LAB, às 20h, e homenagens a Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil. Às 21h, acontece apresentação artística da Banda do IMBA, show de Angelo Primon Trio e DJ Hyra.

O sábado (26/04) começa às 10h com passeio do patrimônio com a professora Marília Barbosa (SMED) pelo Coreto Municipal. O Palacete Pedro Osório sedia a masterclass A Tela da Arte: Cinema e Artes Visuais, apresentada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com com Silvia Lucchesi (Lo schermo del arte/Florença, Itália), com transmissão online, às 11h. À tarde, às 14h, o Cine 7 exibe o curta “Sonhos de uma Revolução” (Portugal), de Pedro Neves e o longa “A Queda do Céu” (Brasil/SP), de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

Às 16h, acontece o Passeio Poético Pampa Gaúcho com homenagem ao diretor teatral Sady Bianchin. Já às 19h, o Palacete Pedro Osório recebe a mesa de debate Fronteiras em Rede: Festivais Aliados com Daniela Cardarello (Festival de Cinema de Punta del Este/uruguai), Gisella Previtali (Agência de Cinema e Audiovisual/Uruguai), Gisela Perez (Festival Internacional de Cine de Cartagena das Índias/Colômbia), Mariana Barassi (Festival Márgenes/Espanha) e Walter Tiepelmann (Festival Internacional de Documentário de Buenos Aires e Festival de Málaga). A mediação é de Zeca Brito. O dia termina com show de Ernesto Diaz e Más Quereres (Uruguai), às 20h.

O domingo (27/04), último dia em Bagé, traz às 16h, a sessão-homenagem do curta “Dona Cristina Perdeu A Memória” e o longa “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, no Cine 7. A programação segue à noite para o Centro Histórico Vila de Santa Thereza com a cerimônia de premiação e apresentações do gaiteiro Guilherme Cortes e PuL Jones. Para encerrar o evento, é a vez do show da artista gaúcha Filipe Catto, a partir das 21h.

A programação de Sant’Ana do Livramento e Rivera começa na terça (29), às 15h, no Auditório da Unipampa com a Mostra de Curtas-Metragens de Animação. O mesmo local sedia às 17h, sessão de “Antes Que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo. Às 19h, será exibido o longa “A Metade de Nós”, de Flavio Botelho. A terça-feira (30), inicia às 15h, em Rivera, na UTEC com a reprise dos curtas de animação. À noite, 19h30min, o Teatro Municipal de Rivera apresenta sessão especial do documentário “Amigo Lindo del Alma”, de Daniel Charlone.

Mais informações @festivaldafronteira