Sarau do Rio programação 2024 chega com dois dias de evento gratuito em São Leopoldo
A primeira edição do Sarau do Rio em 2024 acontecerá nos dias 09 e 10 de março, e será comemorativo aos 200 anos de São Leopoldo.
Um dos mais importantes e legais eventos multiculturais do Vale dos Sinos cresceu. Em 2024, o Sarau do Rio será realizado em dois dias e fará uma homenagem aos 200 anos de São Leopoldo. A primeira edição ocorrerá nos dias 09 e 10 de março no Museu do Rio (Rua da Praia), à beira do Rio dos Sinos, um dos cartões postais do município. Com entrada franca, o projeto apresentará uma programação variada para toda família no sábado, a partir das 16h30min, e no domingo, a partir das 13h.
“Será um ano muito especial para o Sarau do Rio. São 200 da nossa querida cidade. Serão dois dias de programação. Teremos uma maior presença feminina e negra, bem como uma maior diversidade de estilos”, afirma Klau Brentano, presidente da ALEC – Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, organizadora do evento. Até o ano passado, o Sarau do Rio ocorria na tarde de um único dia – o domingo. De acordo com Klau, essa ampliação para dois dias era uma vontade antiga da comunidade. Com isso, a expectativa é que o público dobre. Em 2023, em três edições, o total de público foi de oito mil pessoas. Outros três saraus estão previstos para 2024: 18 e 19 de maio, 27 e 28 de julho e 9 e 10 de novembro.
Ao ar livre e em meio à natureza, o público vai poder curtir cerca de 20 atrações, entre espetáculos de teatro, oficina de arte com Klau Brentano, Oficina de Muralismo com Rogério Tosca, além das já tradicionais apresentações musicais, com destaque para A Sbørnia Køntr’atracka, celebrando 40 anos de Sbørnia e Carlinhos Carneiro, brindando os 25 anos da banda Bidê ou Balde. A fada das Bolhas, que diverte e encanta através das bolhas de sabão também estará entre as atrações.
Já dentro do Museu do Rio, os visitantes poderão conferir uma exposição de artes visuais assinada pela artista Estela Seifert. Além das obras, a arquitetura e a história do museu poderão ser apreciadas. O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio do Sul. A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.
Feira Criativa, Gastronomia e Pet Friendly
Nesta edição, são esperados mais de 20 expositores da Feira Criativa, que ficarão no pátio do Museu do Rio e ao longo da Rua da Praia. A gastronomia do Sarau do Rio fica por conta de Food Trucks, com deliciosos menus e bebidas.
O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC).
Sarau do Rio – Dia 9/3 – Sábado
Palco principal:
- 16h30 – DJ Tielo
- 17h – Jimi Barba
- 18h15 – Ícona Rock
- 19h – Diretoria
- 20h15 – Abertura oficial da temporada 2024 do Sarau do Rio
- 20h30 – A Sbornia Kontr’atracka – 40 anos
Terreno cultural:
- 17h45 – Espetáculo “Entrelaços” – Margaridas em Cena
- 18h45 – Banda Típica Os Parentes
- 20h – Banda Típica Os Parentes
Ações paralelas:
- Exposição de Arte – artista Estela Seifert
- Fada das Bolhas
- Feira Criativa
Programação Sarau do Rio – Dia 10/3 – Domingo
Palco principal:
- 13h – DJ Tielo
- 13h30 – Duo Ananse
- 14h45 – Dudel
- 16h – Chico Paz
- 17h30 – Samba das Patroas
- 19h – Carlinhos Carneiro celebrando 25 anos de Bidê ou Balde
Terreno cultural:
- 14h15 – Grupo Triviatto
- 15h30 – Banda Típica Os Parentes
- 16h30 – Contação de histórias com a contadora Carmen Lima
- 17h – Apresentação de Dança Alemã – Grupo Baumschneis
- 18h15 – Palco aberto
Ações paralelas:
- Exposição de Arte – artista Estela Seifert
- Fada das Bolhas
- Oficina de arte com Klau Brentano
- Oficina de Muralismo com Rogério Tosca
- Feira Criativa
- Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local
Sarau do Rio
- Data: 09 e 10 de março
- Horário: sábado, a partir das 16h30min, e domingo, a partir das 13h
- Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)
- Classificação: livre
- Entrada gratuita
MUSEU DO RIO
O Sarau do Rio é uma oportunidade dos turistas conhecerem a arquitetura e a história do museu. O local abriga objetos diversos, muitos doados pela própria comunidade Leopoldense e da região, com o objetivo de manter viva a memória da Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, um dos mais importantes do Rio Grande do Sul. A edificação onde hoje funciona o Museu do Rio dos Sinos é datada de meados do século XIX, aproximadamente no ano de 1863 e abrigava o Cais do Porto de São Leopoldo.
No dia 12, os visitantes poderão conferir dentro do museu a exposição ´Terra e Ar´, do piloto de aventura e empresário Lu Marini. Com reconhecimento mundial, ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação através de suas expedições, entre elas sobrevoar rodovia Transamazônica, o Rio São Francisco e o Rio Doce, Rio Araguaia, Rio Tocantins e todo o Estado de Minas Gerais. Já no lado externo e na frente do prédio histórico, no espaço do Terreno Cultural, os visitantes poderão, entre uma atividade e outra, contribuir na pintura de uma tela coletiva. “São Leopoldo é uma cidade que nasceu na beira de um rio e, com o passar do tempo, virou às costas para ele. O Sarau marca o reencontro da comunidade com o Rio dos Sinos. E a gente sente um clima de felicidade nas pessoas. É a comunidade se aproximando dela mesmo e do rio. O Sarau é um alimento para a alma“, afirma José Carlos Ferreira Júnior, um dos organizadores do projeto.
O evento encerra com o show `Tira o teu racismo do caminho´, da banda 50 Tons de Pretas, destaque da cena musical gaúcha da atualidade. Formada pelas cantoras e instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires, a dupla carrega qualidade artística, com sonoridade e vozes marcantes, engajamento em lutas sociais e antirracistas e celebração da ancestralidade.
Fonte : Adriano Cescani / C2 Comunica | Foto : Giovanni Paim