Festival da Canção Aliança Francesa - programacaodigital.com by sortimentos.com

Festival da Canção Aliança Francesa 2021 terá edição virtual e com transmissão pela TVE e FM Cultura

Entretenimento Evento Digital Gratuito Live Gratuita Música Programação Digital Programação OnLine
Festival da Canção Aliança Francesa - programacaodigital.com by sortimentos.com
Festival da Canção Aliança Francesa – programacaodigital.com by sortimentos.com

Programação Digital : Festival da Canção Aliança Francesa 2021

Festival da Canção Aliança Francesa 2021 acontece de forma virtual no sábado, 23 de outubro, às 21h30 com transmissão pela TVE e FM Cultura

Os selecionados para a etapa regional de Porto Alegre são Gustavo Assarian, Letícia Paludo, Lipsen, Maria Vitória Paiva dos Santos, Mariel Motta, Mariza Zanini, Matheus Madrid, Renata Mirandoli, Robi Radalle e Virgínia Hermann. Os cantores serão acompanhados pelos músicos Jackson Spindler (piano), Angelo Primon (violão e guitarra), Bruno Vargas (baixo) e Luke Faro (bateria). A direção artística é de Otávio Moura.

Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês, que tem peso dois (2). Para que a pronúncia saia no capricho, os 10 selecionados treinam suas músicas com professores da Aliança Francesa especializados em fonética.

O(a) grande vencedor(a) ganha uma viagem a Paris, um ano de francês na Aliança Francesa e quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Além disso, participa da Final Nacional, que também acontece de forma online, no dia 27 de novembro. O segundo lugar ganha uma visita privada à adega da Chandon, com degustação dos espumantes por um enólogo da casa, um jantar na Hostaria Casacurta, na cidade de Garibaldi, um pernoite no hotel Casacurta, com direito a acompanhante e uma bolsa de um semestre na AFPOA. Já o terceiro lugar ganha um box da Suzanne Marie para um jantar especial à la française para duas pessoas e uma bolsa de um semestre na AFPOA.

O Festival

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Nesta edição, a final será realizada de forma virtual. Em 2021, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018), Juliano Barreto (2019) e Júlia Reis (2020). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Aliança Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento é da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da TVE e FM Cultura, Audio Porto, Restaurante Suzanne Marie, Chandon Brasil e Estúdio Musitek.

Os candidatos

Gustavo Assarian

O candidato Gustavo Assarian é artista visual graduado pela UFRGS e atuante na área. Desde sempre foi apaixonado por arte e música, e embora tenha se dedicado ao estudo do desenho e da pintura, profissionalmente, o canto sempre o acompanhou como um interesse latente e válvula de escape. No Festival deste ano, Gustavo vai interpretar “Sos d’un terrien en détresse”, de Luc Plamondon / Michel Berger.


Letícia Paludo

Letícia é um tanto repórter e outro tanto uma apaixonada por música e idiomas. Ela viajou para a França em 2018 e uma parte dela não voltou mais: ‘‘está me esperando lá, tocando violão à margem do Sena”, diz Letícia. A cantora fez parte do Coral da UFRGS e hoje é parte da banda StillCrash. No Festival deste ano, Letícia vai apresentar a canção ‘’Donne-moi ton coeur’’, de Louane, composta por Damso & Wolfgvng.


Lipsen

Lipsen é ator e músico. Ele é um artista de rua, cantor e compositor de Porto Alegre. Trabalha como ator e músico junto a diversos grupos importantes de Teatro do Rio Grande do Sul. Além disso, foi vencedor do Festival da Canção Francesa em 2013 e 2º lugar em 2018. No Festival deste ano, Lipsen vai apresentar a canção ‘’L’Indien’’, de Juliette Armanet.


Maria Vitória

Maria Vitória é estudante apaixonada por cultura, arte e idiomas estrangeiros e, em geral, tudo o que vem da França. Apesar de não ser cantora profissional, toda a sua vida sempre girou ao redor da música. Introvertida, mas curiosa, prefere um bom livro a lugares cheios – mas adoro conhecer pessoas novas! No Festival deste ano, Maria vai apresentar a canção ‘’Les séquoias’’, de Pomme.


Mariel Motta

Mariel é professora de música, licenciada pela UFRGS, atriz e bailarina. Artista desde pequena, sempre embalada pela música e impulsionada pelo desejo de se expressar através do movimento da arte! No Festival deste ano, Mariel vai apresentar a canção ‘’Comme ci comme ça’’, de Zaz.


Mariza Zanini

Cantora amadora e coralista há décadas, Mariza colaborou em algumas montagens e atuações de teatro amador em francês. De caráter comunicativo, amante de arte e música em geral e de canções em francês. Especialista em língua e culturas de expressão francesa, atualmente Mariza é formadora de francês na UFPel. No Festival deste ano, Mariza vai apresentar a canção ‘’Chanson de Corday’’.


Matheus Madrid

Fazendo parte de uma família musical, com 9 anos Matheus começou a cantar e com 13 pediu para seu pai o ensinar a tocar violão. Em 2009 participou do Domingão do Faustão no quadro “Se vira nos trinta”, onde iniciou de fato sua carreira artística. Desde então Matheus realiza shows em diversos locais, festas e eventos. No Festival deste ano, Matheus vai apresentar a canção ‘’Comme D’habitude’’, de Claude François/ Jacques Revaux.


Renata Mirandoli

Para Renata, a música vem de dentro. Desde os 4 anos, canta por instinto, pelo prazer dos sentidos e por amor aos sons e seus significados. “A voz e a linguagem são os meios de expressão para o que há de mais profundo em mim”, diz Renata. A candidata é internacionalista e estudante de Psicologia. No Festival deste ano, Renata vai apresentar a canção ‘’La plage’’, de Marie Laforêt.


Robi Radalle

Robi tem 18 anos e é natural de Passo Fundo. Desde pequena a música tem um papel central em sua vida. Quando ouvia sua mãe cantando acredita que, mesmo ainda sem entender o que ouvia, foi o momento que determinou sua escolha e projeto de vida: ser cantora. No Festival deste ano, Robi vai apresentar a canção ‘’Youkali’’, de Kurt Weill.


Virgínia Hermann

Virgínia Hermann é uma cantora e compositora, natural de Santa Maria-RS. Atualmente vocalista da dupla Travellin’ Duo, que possui em seu repertório músicas próprias e releituras, nos estilos Rock, Blues, Country e Folk. Estudou francês por 1 ano e interrompeu para cursar Educação Física na UFSM. No Festival deste ano, Virgínia vai apresentar a canção ‘’Sous Le Ciel de Paris’’, de Hubert Giraud e Jean Dréjac.