Programação do 4º Caféstival no BarraShoppingSul em Porto Alegre

Programação do 4º Caféstival no BarraShoppingSul em Porto Alegre - programacaodigital.com Programação do 4º Caféstival no BarraShoppingSul em Porto Alegre - programacaodigital.com

Programação do 4º Caféstival no BarraShoppingSul em Porto Alegre

. Programação Digital . Eventos em Porto Alegre . O Multiplan Hall no BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 – Bairro Cristal ), em Porto Alegre recebe de 5 a 7 de junho de 2026, das 11h às 21h, a quarta edição do Caféstival.

O BarraShoppingSul recebe, entre os dias 05 e 07 de junho, a quarta edição do Caféstival, considerado o maior evento dedicado aos cafés especiais do Sul do Brasil e um dos principais do segmento no país. Com entrada gratuita, a programação ocupará o Multiplan Hall, reunindo especialistas, baristas, cafeterias, torrefações, marcas expositoras e apaixonados por café em uma experiência que conecta gastronomia, conhecimento, cultura e empreendedorismo.

Durante os três dias de evento, o público poderá participar de palestras, workshops, degustações, experiências sensoriais, campeonatos, bate-papos e ativações voltadas tanto para consumidores iniciantes quanto para especialistas e profissionais da área. Mais de 40 marcas expositoras estarão presentes, representando diferentes segmentos ligados ao café e à gastronomia. Também são mais de 40 atividades previstas na programação, distribuídas em diferentes espaços.

O evento trará à Capital alguns dos principais nomes do café especial no Brasil. Entre eles está Isabela Raposeiras, pioneira do movimento de cafés especiais no país e fundadora do Coffee Lab, em São Paulo. Também estão confirmados Amanda Albuquerque, criadora de conteúdo que se tornou fenômeno nas redes sociais ao abordar cultura do café e comportamento; Eduardo Olímpio, bicampeão brasileiro de latte art; e Sebastian Grau, especialista em gestão e operação de cafeterias.

Um dos principais destaques da programação será a realização da Regional Sul do Campeonato Brasileiro de Aeropress, uma das competições mais prestigiadas do universo cafeeiro, que será realizada pela primeira vez em Porto Alegre. O evento também receberá a final do Campeonato de Latte Art, modalidade em que baristas produzem desenhos utilizando leite vaporizado, além da final do Campeonato de Espresso, que avalia as melhores bebidas. Acontecerá, ainda, o concurso “Melhor Café do Caféstival”, em que o público poderá degustar diferentes cafés e escolher seu favorito durante o fim de semana, aproximando novos consumidores do universo dos cafés especiais.

Neste ano, os frequentadores serão convidados a participar da Rota das Cafeterias de Porto Alegre, iniciativa que busca incentivar o público a conhecer estabelecimentos do segmento na Capital gaúcha após o encerramento do evento. Durante o Caféstival, os visitantes poderão adquirir um passaporte especial e colecionar figurinhas ao visitar as cafeterias integrantes da ação ao longo de seis meses. Quem completar o circuito receberá um kit exclusivo do projeto.

Além das atrações voltadas ao público consumidor, o Caféstival também terá espaço para debates sobre empreendedorismo e mercado. Temas como gestão de cafeterias, produção de café no Rio Grande do Sul, arquitetura comercial, tendências digitais, gastronomia e novos modelos de negócio estarão entre os assuntos abordados ao longo da programação.

Evento acompanha o crescimento do mercado

Realizado pela primeira vez em 2019, o Caféstival acompanha o crescimento do mercado de cafés especiais no Brasil e amplia seu alcance a cada edição. O Brasil é, atualmente, o maior produtor e exportador de café do mundo e também o segundo maior consumidor da bebida. Dados da Embrapa apontam que o setor cafeeiro brasileiro movimentou mais de R$ 123 bilhões em 2025. Esse crescimento do setor ajuda a explicar o avanço do Caféstival, que tem o objetivo de “furar a bolha” do segmento e aproximar consumidores acostumados aos cafés tradicionais de experiências ligadas à qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade dos grãos. Em 2025, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas em três dias de programação.

Programação 4º Caféstival no BarraShoppingSul – 05/06 (sexta-feira)

Palco Principal

  • 11h15 às 12h30 – Caféstival recebe: Isabela Raposeiras
  • 12h45 às 13h30 – Mulheres no café, com Jéssica Morais, Letícia Bernardo e Clara Borges
  • 14h às 17h30 – Apresentações do Campeonato Brasileiro de Aeropress
  • 18h às 19h – Bate-papo sobre Latte Art e campeonatos, com Edu, Tiaguinho e Jabz
  • 19h15 às 21h – Final do Campeonato de Latte Art
  • 21h – Encerramento com DJ Gabe Amaral

Experiência Caféstival

  • 14h às 15h – Filtrados, com Amanda Demétrio e Paula Anele
  • 16h30 às 17h30 – Latte Art, com Wesley Oliveira e Jeferson Amaral (Café do Mercado)

Sala de Aula

  • 13h às 17h – Curso de Latte Art, com Eduardo Olímpio e Tiago Rocha
  • 16h30 às 18h30 – Qualidade da água, com Dan Stan (LIQDA)
  • 19h às 21h – Encontro de alunos, com Sebastian Grau

Programação 4º Caféstival no BarraShoppingSul – 06/06 (sábado)

Palco Principal

  • 11h15 às 12h15 – Caféstival recebe: Produtores do Caparaó (ES-MG)
  • 12h30 às 13h15 – Produção de café no RS, com Diego Weigelt e Aloísio Perdomini
  • 13h45 às 14h30 – O Futuro à Mesa, com Roger Klafke (SEBRAE)
  • 15h às 16h – Café e Gastronomia no Mundo Digital, com Sofias Por Aí e Nathan Abritta
  • 16h30 às 17h15 – Fontes de renda além da cafeteria, com Sebastian Grau
  • 17h45 às 18h30 – Encontro Empreendedor, com Tiago da Charlie
  • 19h às 21h – Semifinal e final do Campeonato Brasileiro de Aeropress
  • 21h – Encerramento com DJ Gabe Amaral

Experiência Caféstival

  • 11h30 às 12h30 – Bebidas Criativas, com Carlos Eduardo (Flavor House)
  • 13h30 às 14h30 – Filtrados, com Clara Borges (Café República)
  • 15h às 16h – Latte Art, com Eduardo Olímpio e Tiago Rocha (Naveia)
  • 16h30 às 17h30 – Espresso, com Tiago Justo e Junior Oliveira (Baden)

Sala de Aula

  • 9h às 13h – Gestão de Cafeterias, com Isabela Raposeiras
  • 14h às 15h30 – Como melhorar o café em casa, com Gustavo Leão
  • 16h às 18h – Café, Gastronomia e Confeitaria, com Thalyta Koller
  • 16h30 às 20h30 – Curso de Latte Art, com Eduardo Olímpio e Tiago Rocha
  • 18h30 às 20h30 – Análise Sensorial, com Lea Saldanha

Programação 4º Caféstival no BarraShoppingSul – 07/06 (domingo)

Palco Principal

  • 11h15 às 12h – Caféstival recebe: Mariana Proença e Naty Camoleze
  • 12h30 às 13h15 – Café & Empreendedorismo
  • 13h45 às 15h – Bate-papo livre com Isabela Raposeiras
  • 15h30 às 16h15 – Desafios e oportunidades para 2026, com Sebastian Grau
  • 16h45 às 17h30 – Arquitetura aumentando as vendas da cafeteria, com Helena Althaus e Mariana Althaus
  • 18h às 18h45 – Bate-papo sobre torra, com Tônia (Coffee Lab)
  • 19h15 às 20h30 – Final do Campeonato de Espresso
  • 20h30 às 21h – Resultado do Concurso Melhor Café do Caféstival
  • 21h – Encerramento geral com DJ Gabe Amaral

Experiência Caféstival

  • 11h30 às 12h30 – Filtrados, com Giancarlo Curti (Abuela)
  • 14h às 15h – Espresso, com Will e Thierry (William & Sons)
  • 17h às 18h – Latte Art, com Gustavo Leão e Juliano Souza (Doble)

Sala de Aula

  • 11h15 às 12h45 – Como melhorar o café em casa, com Gustavo Leão
  • 13h às 15h – Variáveis e Influências da Torra, com Tônia do Coffee Lab
  • 15h30 às 17h30 – Workshop de Filtrados, com Amanda Barista
  • 18h às 20h30 – Tecnologia e ferramentas aplicadas à cafeteria, com Sebastian Grau
  • 18h às 20h – Harmonização de café e alimentos, com Maíra Teixeira

Fonte : Denis Machado | Moglia Comunicação Empresarial