Programação Digital
Festival Independente de Bandas de Rock Autoral na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre
A Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre / RS, recebe dia 12 de novembro de 2022, a partir das 18h, mais uma bacana edição do Festival Independente de Bandas de Rock Autoral (F.I.B.R.A.) com shows das bandas Templo de Sophia, Zona Soul, Cabeça de Lata, Eletroacordes e Ilegítimos. Ingressos a R$ 12 no local ou pelo Sympla. Mais informações : Festival Independente de Bandas de Rock Autoral
A mescla de várias vertentes e gerações de bandas autorais se encontram no mesmo dia, celebrando a produção do novo rock gaúcho. Hard, Blues, Pop, Hardcore, Stoner e Grunge se misturam, evidenciando o toque do sul para o fortalecimento do Rock. O show coletivo, com cerca de 40 minutos por banda, diversifica a expressão e identidade sulinas no gênero e possibilita a mostra de novos talentos.
Na sexta edição, está programado a apresentação de repertórios autorais, além do lançamento de dois EP’s: “Experiences” (Eletroacordes) e “Apoplexia” (Templo de Sophia). Novas formações de integrantes nas bandas e as pitadas de covers também completam as novidades do show.
O F.I.B.R.A. atualmente tem 390 integrantes, com mais de 30 bandas participantes. O movimento, criado este ano, tem adesão crescente de artistas e bandas da cena independente que buscam espaço para mostrar seus trabalhos. Teatros, bares e pubs da Capital e cidades próximas também abriram as portas para romper a cultura meramente voltada para cover, tributos ou de outros estilos da moda vigente.
Confira as bandas participantes
ELETROACORDES – Sitiada na Capital gaúcha, o quarteto autoral com mais de 12 anos de estrada tem nova formação e transcende pela música eclética – sem rótulos, receitas prontas ou jargões pré-fabricados – plugada nas origens do blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. Com 5 EP’s, uma coletânea e oito clipes roteirizados, é formada por Adriano Medeiros (guitarra), Rodrigo Vizzotto (vocal e baixo) e Militão Ricardo (bateria).
ILEGÍTIMOS – Formado em 2017 com inspiração no rock clássico dos anos 60/70, jazz, blues, até a geração grunge, faz releituras de bandas internacionais. No momento, a banda está em processo de gravação do primeiro álbum com músicas autorais. A formação é Jeff Lee (guitarra e vocal); Rafael Sehn (guitarra solo), Felipe Silveira (bateria) e Rafa Pestana (baixo).
CABEÇA DE LATA – o grupo nasceu em Porto Alegre no ano de 2008 e se confunde com a carreira musical de Alexandre Oliveira, 51 anos, ilustrador, músico e compositor. Possui 14 anos de estrada, com 2 álbuns lançados, 3 singles e 5 videoclipes e teve várias formações, flertando com vários gêneros como o Pop-Rock. MPB, Blues, Reggae. RAP. Integram a banda Alexandre Oliveira (voz e guitarra), Johnny Lopez (baixo), Jhow Cavalheiro (bateria) e Sérgio Nogueira (guitarra).
ZONA SOUL – com som e eclético, as canções podem parecer diferentes umas das outras e o são, dando enorme importância ao conteúdo da letra e a melodia, em inspirações que vão de MPB, Blues, Soul, Pop, Rock, Hard e Fusion. As referências musicais são músicas boas, de qualquer estilo que caia bem no ouvido. Os membros são Marco Nunes (guitarra e vocal), Tiago Bandeira (bateria) Marcelo Bacci (baixo) e Nill Moreira (guitarra).
TEMPLO DE SOPHIA – Misturando elementos de stoner, pop punk, grunge e hardcore, a banda apresenta um material pesado, com um tom melódico que vai agradar quem curte um som com influências e aquele toque da década de 1990. Formada em 2019 por Perry (vocal e guitarra), Antonetti (vocal e guitarra), Miguel (baixo) e Mosley (bateria e backing vocal), a banda já possui oito live sessions e dois singles .
O Festival Independente de Bandas de Rock Autoral está chancelando vários shows independentes realizados em Porto Alegre e Região Metropolitana, estimulando espetáculos coletivos e reforçando a cultura local. Até o final do ano, a agenda das bandas do festival atuará em novas frentes e datas, a serem divulgados posteriormente. O evento tem apoio do Banrisul, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), Instituto Estadual de Artes Cênicas (IACEN) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Site Programação Digital : gestão de conteúdo e comercial Sortimento Comunicação