Rio2C encerra edição de 2022 no fim de semana com um festival de atrações voltadas para o grande público

Rio2C encerra edição de 2022 no fim de semana com um festival de atrações voltadas para o grande público

No sábado e domingo, Festivalia terá experiências imersivas, games, realidade virtual e aumentada, bate-papos, oficinas, masterclasses e lounges, além de área gastronômica com mais de 20 opções

Depois da intensa programação ao longo da semana, com aproximadamente 200 painéis distribuídos por dez palcos temáticos e transversais, o Rio2C – maior encontro de criatividade da América Latina – encerra a edição de 2022 com a Festivalia, reunindo farto conteúdo e entretenimento destinados ao grande público, nos dias 30 de abril 1º de maio, na Cidade das Artes. Durante os dois dias, o público terá a chance de vivenciar experiências imersivas com games e realidade virtual e aumentada, além de assistir e participar de mais de 70 palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa. A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do BrasilMinistério do TurismoGoverno do Estado do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à CulturaPrefeitura da Cidade do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de CulturaRiotur e Cidade das Artes. A programação completa pode ser acessada em rio2c.com/tickets/festivalia-2/.

Fenômeno do entretenimento audiovisual brasileiro, o Porta dos Fundos comemora 10 anos e apresenta a conferência Alimentando o Portaverso, com o Porta dos Fundos, no StoryVillage, dia 30/4, às 11h, sobre como é a rotina de manter ativas todas as janelas do Portaverso. Na sequência, às 12h30, o roteirista brasileiro Beto Skubs, da série Grey’s Anatomy, fala sobre sua carreira, os desafios, dificuldades e conquistas de sua bem-sucedida trajetória. Felipe Funari, Sócio-Diretor da W7M Esports, David Tavares, apresentador de games e eSports e Mary, gamer e influencer, falam no dia 30/4, às 15h30, sobre sua atuação como influenciadores e como os games estão agindo na formação de comunidades.

No domingo 1º de maio, os talentos da Play9 Raphael Vicente, o Tik Toker com mais de 2 milhões de seguidores, e Mariana Mortani, especializada em literatura e cinema, estarão juntos na mesa TikTok, YouTube, Instagram… Qual é a sua plataforma?, às 15h30,para contarcomo começaram suas carreiras nas redes, seu poder de engajamento e sobre a criação de conteúdo relevante para atrair e reter seguidores. Logo depois, a atriz e produtora Cleo conversa com o produtor e agente de talentos Diego Timbó, às 17h, no painel O novo audiovisual independente e potente: da concepção ao lançamento.

O palco ScreeningRoom abre com dois painéis apresentados por executivos da Endemol Shine Brasil. No primeiro, dia 30/4, às 11hEduardo Gaspar, VP de Criação, fala sobre como adaptar formatos internacionais como The Masked SingerCasamento às cegas e Canta Comigo, entre outros. Logo depois, às 12h, as executivas Ana Lobo, VP de Brand Content, e Mari Leal, Branded Content Sales, apresentam cases de sucesso de projetos de marcas produzidos sob demanda para seus clientes na conferência O boom do brand entertainment e dos realities no Brasil.

Uma masterclass com os disruptivos Abdala Brothers, os irmãos André e Salomão Abdala, de 23 e 25 anos – as mentes brilhantes por trás do primeiro comercial da Porsche filmado no Brasil –, ocupa o ScreeningRoom, no dia 30/4, às 17h15. Apaixonados por cinema, em especial pelos diretores Tarantino e Christopher Nolan, a dupla é conhecida por criar conteúdo original autêntico e inovador e falam sobre o que atraiu marcas como Honda, Porsche e NASA para se tornarem seus clientes e como desenvolveram uma linguagem absolutamente inovadora para filmar, tornando-se expoentes do gênero. No domingo, o espaço abriga workshops sobre a lógica por trás do humor – com Maurício Rizzo, responsável por sucessos como A Grande FamíliaA DiaristaCilada, entre outros –; sobre as oportunidades comerciais na criação de um conteúdo; com Bruno D’Angelo, cofundador da WIP Ventures, e um terceiro sobre transformação audiovisual, invertendo a lógica de processos e criação de conteúdo, com Daniela Tolomei (Sócia-fundadora da Hub Transformação Audiovisual), Pedro Curi (professor e coordenador dos cursos de graduação de Cinema e Audiovisual e Jornalismo da ESPM-Rio) e Leo Edde (diretor do Sicav, VP da Firjan e Codiretor da Transformação).

No palco NewFrontier será possível ouvir de executivas do Spotify e Deezer dicas para fazer podcast ou impulsionar seu conteúdo. A XRBR, maior associação de profissionais de mídias imersivas do país, promove diversos workshops sobre games, realidade imersiva, design thinking nos palcos CyberStage e BrainSpace. Este último abriga ainda palestras sobre edição genética e alimentação, saúde e cérebro, com cientistas da UFRJ, Fiocruz e PUC, e encerra no dia 1º de maio, às 17h, com o painel Prazer feminino com Marcela McGowan. A médica e apresentadora conversa com Bel Ramalho, Coordenadora de Estratégia Digital do GNT, e Renata Pinheiro, Especialista de Conteúdo MKT e Variedades, da Rede Globo, sobre como criar e desenvolver formatos inovadores que podem fazer uma série sobre sexualidade ser diferente das outras.

Além de assistir às palestras e participar das oficinas, o público terá a chance de vivenciar diferentes experiências imersivas, conhecer e experimentar novidades tecnológicas, jogar diferentes games e fazer simulações que vão de um mergulho em águas profundas a um passeio por dentro de uma orquestra em atividade.

Na atração Uma Missão em águas ultraprofundas, a Petrobras conduz os visitantes do Rio2C à uma experiência hiperimersiva, que brinca com os sentidos, transformando-os em um ROV (Remotely Operated Vehicle), veículos subaquáticos operados remotamente. A ação usa os mais avançados recursos de realidade virtual para os participantes conhecerem as principais tecnologias da exploração de petróleo. Através de uma releitura dos ROVs usados na operação da Petrobras, haverá dois locais de experiência simultaneamente.  Serão utilizadas recursos de hand traking e Óculos VR, que respondem aos movimentos do visitante. A experiência sensorial contará também com sistema de refrigeração e buttkicker (para vibração da cadeira).

Para comemorar os 35 anos de patrocínio à Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras, que apresenta o Rio2C 2022, traz ao evento a “Orquestra Adentro”, uma experiência sensorial única no mundo em que o público poderá caminhar por dentro de uma orquestra formada por caixas de som. Cada caixa representa um tipo de instrumento e, somadas, apresentam uma composição autoral.

A GameBox BB é uma carreta gamer que possui dez computadores e cinco videogames e estará à disposição dos frequentadores do Rio2C para jogarem e realizarem pequenos campeonatos internamente.

Com uma estrutura de arena multiplayer, o espaço Venturion traz para o Rio2C a Laser Storm Arena VR, uma experiência de realidade virtual onde o público será transportado para um jogo imersivo através de óculos de VR e controle de lasers sem cabos, simulando uma batalha espacial.

União Brasileira de Compositores celebra o encontro da música com uma experiência “instagramável”, transformando a revista UBC em um cenário onde o público poderá posar como capa e compartilhar suas fotos nas redes sociais. Além disso, quem passar por lá também pode conferir a nova identidade da UBC através de um totem interativo que muda conforme o som, além de ganhar brindes da marca.

Descomplica tem em seu stand uma programação de aulas – com diversas atrações –, mostrando para o público uma nova maneira de aprender e desvendando o futuro da educação. Também haverá celulares e notebooks disponíveis para que visitantes possam testar e conhecer a plataforma. As palestras dos dias 30/4 e 1/5, no palco do FutureU, serão gravadas e transmitidas para os alunos do Descomplica.

Avell vem para o Rio2C com um espaço de lounge ocupado por pufes para relaxar e uma sala gamer imersiva, onde o público pode jogar. Haverá distribuição de brindes e o sorteio de um mouse gamer por dia.

Firjan SENAI oferece uma experiência interativa de audiovisual. São realizadas demonstrações de técnicas e uso de iluminação e captação de imagem, no qual, através do fundo chroma-key, o público será inserido em um ambiente virtual desenvolvido e terá a oportunidade de conhecer mais sobre os equipamentos e como fazer na prática esta inserção.

Rio2C conta ainda lounges e espaços para convivência e descanso, interação e networking e uma área de gastronomia com 15 food trucks, além de bikes de pequenos lanches espalhadas pelo local.


Fonte Factoria Comunicação
Site Programação Digital : gestão de conteúdo e comercial Sortimento Comunicação de Fábio Juchen

Related Posts

Programação Digital por Fábio Juchen

Site Programação Digital por Fábio Juchen, administrador e editor dos sites da Sortimentos Comunicação. A gestão inclui os sites : Sortimentos LifeStyle ( sortimentos.com ) + Sortimentos Eventos e Feiras ( sortimentos.com.br ) + Sortimentos Notícias e Futebol ( sortimento.com.br ) + Moda Eventos ( modaeventos.com.br ) + Looks da Moda ( looksdamoda.com ) + Programação Digital ( programacaodigital.com ) + Temporada Verão ( temporadaverao.com ) + Réveillon no Brasil ( reveillonnobrasil.com ) + Carnaval no Brasil ( carnavalnobrasil.com.br ) + Gebbeg - Site Adulto ( gebbeg.com.br ) . Todos os sites contam com atualizações frequentes. Para parcerias ( sponsored post, matérias pagas, permutas, presstrip ou contrapartidas ) : sortimentos @yahoo.com.br