Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil : mais de 1 milhão de pessoas vivem sob o impacto da colonização alemã em São Leopoldo

Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil : mais de 1 milhão de pessoas vivem sob o impacto da colonização alemã em São Leopoldo

.| Programação Digital |. Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil – ‘onde o passado, presente e o futuro se encontram’ reúne pesquisadores de referência em história, cultura e desenvolvimento socioeconômico entre os dias 25 e 27 de março de 2024, em São Leopoldo / RS.

Colonização alemã em São Leopoldo

Com a chegada dos primeiros 39 imigrantes alemães no sul do Brasil, local que ficou conhecido como Colônia Alemã São Leopoldo, em 1824, nasceram inúmeras localidades, que deram origem a 42 cidades ( Alto Feliz, Araricá, Barão, Bom Princípio, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Gramado, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo,  Parobé, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Cristina do Pinhal, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Marcos, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapiranga, Sapucaia, Taquara, Três Coroas, Tupandi e Vale Real ), com uma população estimada em um milhão cento e sessenta mil e novecentos e seis pessoas.

As fortes raízes desta região influenciaram a formação contemporânea do povo gaúcho, com suas complexidades sociais, culturais, educacionais, políticas, econômicas e suas relações com o meio ambiente. Este e outros assuntos são parte do eixo temático do Congresso do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), e da Faculdades EST.

Entre os destaques da programação está a palestra do médico e neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis, que acontece no dia 26 de março, às 10h, na Sociedade Orpheu em São Leopoldo.

Com o tema “São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram – 1824 – 2024”, o congresso conta com uma programação que inclui professores, gestores e pesquisares de diversas áreas, reunindo palestrantes brasileiros e da Alemanha.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais, e coordenador do Bicentenário, Marcel Frison, o congresso é um momento muito marcante, com uma intensa programação. “O Congresso é um momento muito especial da celebração do Bicentenário de São Leopoldo e os 200 anos da imigração alemã. Reuniremos delegações da Alemanha, assim como de outras nacionalidades com a comunidade local para vermos nosso passado e presente e projetarmos o nosso futuro”, comenta Frison.

Fonte : Marta Araujo Conteúdos Jornalísticos