Noite dos Museus em Porto Alegre terá transmissão gratuita com mais de seis horas de duração

Noite dos Museus em Porto Alegre -Programação Digital
Noite dos Museus em Porto Alegre -Programação Digital

Programação Digital : Eventos Online

Noite dos Museus em Porto Alegre terá transmissão gratuita com mais de seis horas de duração

Com a intenção de mobilizar sem aglomerar, o Noite dos Museus será transmitido ao vivo, homenageando 16 museus gaúchos e com pocket shows de nomes como Fernanda Takai, Humberto Gessinger, Luciano Leães e Solon Fishbone, Gabriela Lery, Pâmela Amaro e João Maldonado

Realizado pela primeira vez em formato virtual, o Noite dos Museus acontecerá no sábado, dia 5 de dezembro de 2020, em transmissão gratuita com mais de seis horas de duração. Diante da pandemia, o evento que em 2019 reuniu mais de 100 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre quer mobilizar sem aglomerar, levando arte para dentro das casas, através de um especial ao vivo que terá mais de 20 apresentações artísticas e homenageará 16 museus de Porto Alegre com conteúdos originais sobre a história e o acervo desses locais. A maratona cultural poderá ser acompanhada a partir das 18h pelo site www.noitedosmuseus.com.br/2020, o canal do YouTube e as redes sociais do projeto.

Noite dos Museus
Apesar de ser realizado no ambiente digital, o projeto manterá a tradição de espalhar arte pela cidade. Os centros culturais participantes desta edição estarão fechados para visitação durante o evento, mas receberão a iluminação temática que já é característica do Noite dos Museus. São eles a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Artistas confirmados

A programação reúne nomes da cena cultural nacional e gaúcha, com pocket shows que vão do rock ao samba, além de performances especiais de dança. Os espetáculos serão transmitidos de diferentes pontos: das casas dos músicos, das salas de exposições dos museus participantes e também de um estúdio na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, montado especialmente para a noite.

Entre as atrações estão a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu; o músico Humberto Gessinger, com repertório autoral que reúne desde as composições mais recentes até os sucessos dos tempos em que liderou a banda Engenheiros do Hawaii; o pianista Luciano Leães e o guitarrista Solon Fishbone apresentando o melhor do blues; o rock alternativo da banda Fantomaticos, o samba e a música popular brasileira da dupla 50 Tons de Pretas, assim como o trabalho das cantautoras Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pâmela Amaro.

A grande noite também contará com improvisações e shows de alguns dos principais nomes da cena instrumental do Rio Grande do Sul, como Cristian Sperandir Trio, o duo composto pelo bandonilista Elias Barboza e o acordeonista Matheus Kleber, além da união entre o violinista, compositor e humorista Hique Gomez com o instrumentista Tales Melati. O público também poderá conferir os grooves dançantes e envolventes do Muralha Trio, o surf rock instrumental com trilhas sonoras de filmes interpretadas pelo Reverba Trio, um concerto com a Orquestra de Câmara da Ulbra, uma apresentação do pianista João Maldonado e uma participação do grupo Violas ao Sul, formado pelos violeiros Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona.

O evento ainda reserva espaço para o fado e a música portuguesa do grupo Alma Lusitana, para a mistura de folk, country, rock e bluegrass dos guris do Cartas na Rua e para a energia da ancestralidade negra do Grupo de Música e Dança Afro-Sul. Haverá também uma intervenção sonora inédita, que poderá ser acompanhada com audiodescrição, feita pelo músico Carlos Ferreira sob um trecho do filme Um é pouco, dois é bom, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem brasileiro a ser assinado por um diretor negro, que está completando 50 anos do seu lançamento em 2020. Já a dança estará representada pelo tango do grupo 8 Adelante e pelo concerto cênico Carmen e Os Violões, com a camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros apresentando uma parte do espetáculo inspirado na ópera Carmen, de Bizet, e na biografia de Carmen Miranda.

Related Posts

Programação Digital por Fábio Juchen

Site Programação Digital por Fábio Juchen, administrador e editor dos sites da Sortimentos Comunicação. A gestão inclui os sites : Sortimentos LifeStyle ( sortimentos.com ) + Sortimentos Eventos e Feiras ( sortimentos.com.br ) + Sortimentos Notícias e Futebol ( sortimento.com.br ) + Moda Eventos ( modaeventos.com.br ) + Looks da Moda ( looksdamoda.com ) + Programação Digital ( programacaodigital.com ) + Temporada Verão ( temporadaverao.com ) + Réveillon no Brasil ( reveillonnobrasil.com ) + Carnaval no Brasil ( carnavalnobrasil.com.br ) + Gebbeg - Site Adulto ( gebbeg.com.br ) . Todos os sites contam com atualizações frequentes. Para parcerias ( sponsored post, matérias pagas, permutas, presstrip ou contrapartidas ) : sortimentos @yahoo.com.br