Cine Farol Santander em Porto Alegre recebe série de imersões artísticas multidisciplinares Farol.live

Cine Farol Santander em Porto Alegre - programacaodigital.com
Cine Farol Santander em Porto Alegre – programacaodigital.com

Programação Digital

Cine Farol Santander em Porto Alegre recebe série de imersões artísticas multidisciplinares Farol.live

Série de imersões artísticas multidisciplinares Farol.live ocupará o com programação ao longo de 10 meses

  • Primeira temporada do Farol.live contará com 20 performances ao vivo a partir de 21 de setembro, além de atividades formativas;
  • Já estão confirmadas as apresentações de nomes como Kiko Dinucci, Fernando Velasquéz, Guizado, Manuela Eichner e da dupla francesa Franck Vigroux e Kurt d’Haeseleer.

Farol.live no Farol Santander Porto Alegre

A partir de 21 de setembro de 2022, o Cine Farol Santander, no Farol Santander Porto Alegre, será ocupado a cada quinze dias e se transformará em um palco e laboratório para criações ao vivo. O Farol.live, projeto produzido pelo festival Kino Beat e Cuco Produções, é um espaço de incentivo à criação e experimentação em diversas linguagens e tecnologias, suas intersecções e desdobramentos. A programação conta com variadas imersões artísticas envolvendo nomes da cena cultural brasileira, apostando no cruzamento de música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e tudo mais que couber no imaginário de cada artista envolvido.

Com curadoria de Gabriel Cevallos, fundador e curador do Kino Beat Festival, as apresentações serão desenvolvidas de forma inédita ou em adaptações pensadas especificamente para o espaço, explorando os recursos e limitações da sala enquanto dispositivo criativo. Ao longo de 10 meses, o público poderá conferir 20 performances da primeira edição reunindo artistas de diferentes vertentes, com projetos comissionados ou adaptados que serão gravados ao vivo na sala e difundidos pelos canais do projeto.

Iniciando a programação, o Farol.live recebe a performance Rastilho Encruzilhada na quarta, 21 de setembro, às 20h. A performance audiovisual inédita reúne o compositor e instrumentista Kiko Dinucci e o artista multimídia Fernando Velazquéz, a partir do mais recente álbum de Kiko, Rastilho.

Já estão confirmadas as participações de Clarrisa Ferreira e Marília Kosby, Guizado e Manuela Eichner em outubro, a dupla francesa Franck Vigroux e Kurt d’Haeseleer em novembro e o projeto Cine Rabeca, em dezembro. Novas atrações e datas serão confirmadas em breve.

Além das performances, atividades formativas gratuitas também serão promovidas como oficinas, palestras, vivências e workshops, criados a partir de tópicos práticos e teóricos derivados das apresentações artísticas. “O corpo presente, seja na prática dos artistas envolvidos ou na fruição do público, será premissa das apresentações. O objetivo é promover e difundir a produção artística autoral do estado do RS em intercâmbio com a produção nacional”; revela o curador.

Os ingressos custam R$ 15,00 com benefícios de meia-entrada, e já estão à venda por meio da plataforma Sympla. O projeto prevê algumas apresentações gratuitas, que serão informadas com antecedência. Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto) de estudante, idosos, PNE, jovens de baixa renda, entre outros, os documentos válidos são determinados pela Lei Federal 12.933/13.

Farol.live setembro

21/09 – Rastilho Encruzilhada, com Kiko Dinucci e Fernando Velazquéz (ingressos esgotados):

Rastilho Encruzilhada é o encontro de dois artistas múltiplos. Uma performance audiovisual inédita que tem como propulsor o violão-criador do disco Rastilho, de Kino Dinucci. Reprocessado em tempo real por Fernando Velázquez, a matéria sônica se expande e metamorfoseia em encruzilhadas improvisadas ao lustre de imagens que ecoam cinemas outros. Rastilho, último álbum de Kiko, compositor / violonista / guitarrista das bandas Metá Metá e Passo Torto, gravado apenas com violão, foca nas possibilidades percussivas do instrumento. Kiko Dinucci traz uma abordagem baseada em características melódicas e rítmicas com influências que vão do violão de Baden Powell às linhas melódicas do guembri marroquino. Fernando Velázquez é artista multimídia. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos. Se interessa pelo cruzamento da arte com outras áreas do conhecimento como a ciência, a filosofia e a antropologia visual.

Farol.live Outubro

04/10 – Poesia Xucra, com Clarrisa Ferreira e Marília Kosby, com participação de Lorenzo Beust:

A performance poesia xucra junta a violinista Clarissa Ferreira e a poeta Marília Kosby numa intervenção artística com aires de extremíssimo sul. As artistas, nascidas no interior gaúcho e radicadas em Porto Alegre, apresentam canções autorais e a leitura de poemas, além de experimentações sonoroas. Em poesia xucra, cruzam-se o universo do livro Mugido (ou diários de uma doula), de Marília, e a trajetória como musicista e pesquisadora de Clarissa, autora do livro Gauchismo Líquido. Acompanha a performance um zine homônimo, com as letras, poemas e código QR das canções. Ingressos aqui

Guizado e Manuela:

Manuela e Guizado apresentam o projeto que começou virtualmente na pandemia, com composições sonoras, interferências e colagens manuais criadas e projetadas em tempo real – das lives do Instagram para o ao vivo. Manuela Eichner é artista visual. Seu trabalho percorre desde vídeos e performances até ilustrações, instalações e murais, tendo a colagem como principal técnica e linguagem enquanto a expande para além do bidimensional. Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente brasileira. O trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas.

Farol.live Novembro – The Island, com Franck Vigroux e o Kurt d’Haeseleer:

O concerto audiovisual “The Island” é a mais recente colaboração entre o compositor Franck Vigroux e o videoartista Kurt d’Haeseleer. Uma dupla prolixa que procura encontrar modos comuns de linguagem artística e tenta inventar experiências sinestésicas com uma identidade própria. A apresentação é uma experiência sensorial, associativa e eletrizante, inspirada em várias histórias de ilhas e vales destinados a serem submersos pela construção de uma barragem hidrelétrica, causando profundas convulsões humanas e geográficas. As imersões de Naussac em Lozère (uma aldeia engolida em 1980), o romance “adeus, ilhota”, de Valentin Rasoutine, ou a barragem das 3 Gargantas na China (que é tão grande que influenciou a velocidade de rotação do Planeta Terra). “Ilha” questiona a substituição de um mundo por outro e a nossa crença cega no progresso. Um universo fantasmagórico se desdobra através de música e imagens de vídeo que dobram a realidade, resultando em uma “jornada mental” por uma topografia de lugares em mutação.

Farol.live Dezembro – Cine Rabeca:

Cine Rabeca é uma performance multimídia, um cine-concerto, um documentário que se expande para o palco onde a música conduz arquivos de volta à vida e a montagem versa sobre o tempo, a memória, os desaparecimentos e a incessante fabricação de imagens. Renata Rosa é cantora, compositora e rabequeira. Seu cd de estreia Zunido da mata recebeu o Prêmio Choc de lAnnée do Le Monde de la Musique e a projetou para uma sólida carreira internacional com inúmeras turnês e prêmios. Desde então realizou criações especiais para o Museu do Louvre, Théâtre de la Ville de Paris, Olimpíadas Rio 2016, registros especiais para as Rádios Nacionais Holandesa e Alemã e recebeu o Prêmio da Música Brasileira. Seu CD Encantações foi eleito TOP 10 pela BBC e foi nominada Artista do Ano em 2018 no Reino Uido pela Songlines Britânica. Atuou durante 11 aos como rabequeira do cavalo-marinho Boi Brasileiro, de Condado, ao lado de Luiz Paixão.

Farol Santander Porto Alegre

Farol Santander Porto Alegre está localizado em edifício histórico no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

O local criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança.

No sobsolo do prédio, o Cine Farol Santander exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais, além de oferecer espaço de café aos visitantes e mostra Os Dois Lados da Moeda, que conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região. Já na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia.


Related Posts

Jornalismo Sortimentos

Site Programação Digital por Fábio Juchen, administrador e editor dos sites da Sortimento Comunicação. A gestão inclui os sites : Sortimentos LifeStyle ( sortimentos.com ) + Sortimentos Eventos e Feiras ( sortimentos.com.br ) + Sortimentos Notícias e Futebol ( sortimento.com.br ) + Moda Eventos ( modaeventos.com.br ) + Looks da Moda ( looksdamoda.com ) + Feiras de Moda ( https://feirasdemoda.com ) + Feiras de Turismo ( https://feirasdeturismo.com ) + Programação Digital ( programacaodigital.com ) + Temporada Verão ( temporadaverao.com ) + Réveillon no Brasil ( reveillonnobrasil.com ) + Carnaval no Brasil ( carnavalnobrasil.com.br ) + Temporada Inverno ( https://temporadainverno.com ) + Gebbeg - Site Adulto ( gebbeg.com.br ) . Todos os sites contam com atualizações frequentes. Para parcerias ( sponsored post, matérias pagas, permutas, presstrip ou contrapartidas ) : sortimentos @yahoo.com.br