Novidades

Rick Wakeman faz turnê emocionante de despedida dos palcos

Show Rick Wakeman - Sortimento Programação Digital

Rick Wakeman faz turnê emocionante de despedida dos palcos

por Giuliano Mendes

Show Rick Wakeman em Porto Alegre por Giuliano Mendes – O que falar sobre o lendário Rick Wakeman que ainda não tenha sido dito? O que esperar deste músico que revolucionou a maneira de tocar teclado? Com uma técnica invejável e extremo bom gosto, ele se apresentou na quinta-feira (11/04/24) no Salão de Atos da PUC, em Porto Alegre, na turnê de despedida dos palcos “The Final Solo Tour”.

Acostumado a se apresentar com banda, como a consagrada do rock progressivo Yes, e orquestras, desta vez Wakeman esteve sozinho tocando teclado e piano. Tocou temas de sua carreira solo no piano, com destaque para o álbum “Journey To The Centre Of The Earth”, lançado em 1974, na forma original de composição, além de músicas que gravou com David Bowie, como Space Oddity e Life on Mars?, dois dos maiores sucessos do “camaleão do rock”.

Entre os diversos temas para teclado, ele apresentou duas músicas dos Beatles: Help e Eleanor Rigby. Sempre com arranjos complexos que preenchiam o ambiente sem que ninguém sentisse falta de uma banda por trás. Também mostrou temas de álbuns solos, tendo a música clássica como o estilo principal. O que mais impressiona é a técnica com que ele apresenta prestes a completar 75 anos.

O ponto alto do concerto foi o que ele definiu como “Yesonata”: trechos em piano das principais músicas do Yes que ele participou das gravações, que abrangem os álbuns Fragile (1971), Close to The Edge (1972) e Tales from Topographic Oceans (1973). Uma maravilha!

Wakeman foi pioneiro no uso de vários teclados ao mesmo tempo, improvisando mesas e tábuas de madeira para empilhar e organizá-los. Nos palcos, quase sempre estava vestido com uma capa comprida brilhante. Vale ressaltar ainda que ele contribuiu com artistas como Elton John, Brian May, Alice Cooper, Lou Reed, Ozzy Osbourne e Black Sabbath. Certamente que o mundo da música vai sentir sua falta!